desmistificando-entrevista-de-emprego-no-setor-aéreo

Desmistificando a entrevista de emprego no setor aéreo

A entrevista de emprego no setor aéreo é um dos momentos mais importantes da carreira de um profissional. Esta é a hora que ele está prestes a ocupar o cargo que sempre sonhou.

No entanto, este processo envolve alguns mitos que podem atrapalhar o desempenho de um candidato.

Alguns buscam fórmulas mágicas, jeitos corretos de responder às perguntas mais comuns, técnicas para despertar o interesse dos recrutadores.

A seguir, vamos explicar de maneira simples e objetiva o que realmente funciona, o que é mito, as etapas de um processo seletivo na aviação e como você pode se preparar para uma entrevista de emprego no setor aéreo.

De olho nos requisitos técnicos

Se você está buscando uma vaga em empresas de aviação, provavelmente está estudando para conseguir o conhecimento técnico nesta área, certo?

O primeiro passo, portanto, é analisar as vagas disponíveis e verificar quais os requisitos técnicos exigidos.

Se você quer conseguir uma seleção como comissário de voo, por exemplo, precisará aprimorar seu inglês. Cada vaga possui exigências mínimas e pode ser que outras habilidades se tornem um diferencial e garantam sua contratação.

Na hora da entrevista de emprego você precisará demonstrar que possui todas estas habilidades técnicas que seu currículo cita. Por isso, nada de inflar alguns dados.

habilidades-curriculo

Não adianta colocar que possui inglês avançado se você não consegue falar de forma dinâmica e fluente.

Cuidado especial com as competências comportamentais

Uma frase comum no setor de recursos humanos é: as pessoas são admitidas pelas suas capacidades técnicas e demitidas pelo comportamento.

Hoje, muitas empresas dão mais ênfase às competências relacionadas ao comportamento, visto que a informação está ao alcance de todos. Existem diversos profissionais disputando a vaga. Portanto, aquele que é capaz de se relacionar melhor, ter inteligência emocional, resiliência e outras características, costumam ter vantagens durante a entrevista de emprego.

É importante que este profissional que será contratado se encaixe na cultura da empresa, por isso é essencial fazer uma pesquisa sobre a vaga e sobre o local onde se deseja trabalhar para entender como aquele ambiente funciona.

Cada processo seletivo é único

Você precisa se preparar especificamente para cada entrevista de emprego, visto que cada vaga é para um cargo diferente, uma equipe diferente, um momento diferente. 

Nem toda empresa ou cargo busca pessoas com perfis de liderança. Então, você precisa se adaptar ao que é desejado. Se a empresa é conservadora ela buscará pessoas que não sejam tão disruptivas e consigam seguir mais as regras.

Por isso, como já citamos, é importante pesquisar o cargo e a empresa para o qual deseja se candidatar a uma vaga.

Feedback e autoconhecimento

Após cada processo seletivo, faça uma análise do seu desempenho. Se for possível ter um feedback do recrutador, melhor.

Pense na entrevista de emprego como um todo. Quais perguntas você teve dificuldade em responder? Teve algum requisito técnico exigido que você não tinha? Você ficou muito nervoso?

Após fazer esta análise, veja em quais pontos você pode melhorar. Quem sabe pode fazer um curso para desenvolver certas habilidades comportamentais.

Talvez possa, inclusive, trabalhar em outros lugares e adquirir novas experiências enquanto não consegue a vaga desejada. Isso pode contar pontos em seu currículo.

Quanto mais autoconhecimento tiver, mais você poderá evoluir como profissional e, principalmente, como pessoa.

autoconhecimento

Cuidados com entrevista de emprego online

Como estamos vivendo um momento atípico, muitas entrevistas estão sendo realizadas online. Por isso, é importante se preparar e tomar alguns cuidados para garantir uma boa impressão.

Esteja disponível no horário marcado, seja pontual.

Tome certo cuidado com sua internet, fazendo testes antes para evitar contratempos e falhas durante a chamada.

Avise aqueles que moram com você que será necessário um tempo sem interrupções.

E, claro, não esqueça de manter seu ambiente organizado e esteja também bem arrumado, afinal, é uma ocasião importante, que exige certa formalidade.

Veja mais algumas dicas

Abaixo você encontra a gravação da live que foi ao ar dia 08 de abril de 2020, pelo Instagram da AEROTD, contando com a presença do Diretor da Faculdade Juan Henrique Pereira Ibañez e Luiza Curzel, Psicóloga e consultora de RH com foco em atração e seleção na People TI.

Nesse bate-papo você pode encontrar diversas outras dicas para que sua próxima entrevista de emprego tenha muito mais sucesso.

Guilherme Santos:
Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta