Expansão no setor aéreo: companhias pretendem criar 490 novos voos semanais

A expansão no setor aéreo vem ocorrendo há alguns anos. Não é à toa que cada vez são exigidos mais profissionais para atuar nas funções administrativas dentro de aeroportos, empresas privadas e órgãos do governo. Cresce também o número de contratação de pilotos, comissários e mecânicos.

A aviação está, com o perdão do trocadilho, decolando! E isso se deve a diversos fatores. As tecnologias que criaram a base da aviação estão cada vez mais baratas e acessíveis, assim entram mais empresas para concorrer no setor.

A infraestrutura dos aeroportos vem melhorando e, inclusive, em nosso país, nos últimos meses vem recebendo importantes aportes financeiros de empresas privadas.

No fim de 2018 já tivemos um bom crescimento na demanda de voos internacionais, principalmente por conta da entrada de companhias low cost, que começaram a operar em território nacional.

Agora, novas notícias prometem mais uma expansão no setor aéreo. Este pode ser o momento ideal para investir em carreiras nessa área.

Redução do ICMS pode aumentar número de voos

Uma medida aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo reduzirá o ICMS que incide sobre o combustível dos aviões de 25% para 12%. Por conta disso, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), estima que haverá uma forte expansão no setor aéreo nos próximos meses.

Como grande parte da malha aérea nacional passa por São Paulo, isso acabará afetando todo o país. Os membros da Abear já prometeram criar 490 novos voos semanais, sendo 416 nacionais, para 21 estados e 74 regionais, incluindo seis novas localidades dentro do estado de São Paulo.

A projeção é de que essa medida possa gerar 59 mil novos empregos e mais de 1,4 bilhão em salários. Isso movimentaria todo o setor de aviação e, claro, injetaria mais dinheiro na economia das cidades e regiões que recebem estes voos, fomentando também o turismo.

novos salarios para aviacao
Fonte da Imagem: Google

A expansão no setor aéreo impulsionará diversas carreiras

Se você quer aproveitar este crescimento do setor de aviação civil, pode começar agora um curso na área e se preparar para as oportunidades que o mercado criará nos próximos anos.  As opções são as mais variadas e vão muito além dos tradicionais cargos de piloto e comissário de voo.

Você pode fazer cursos de mecânica aeronáutica e trabalhar em oficinas fazendo a manutenção dos sistemas eletrônicos, propulsores e até mesmo pintura e reparos na fuselagem e itens diversos. Um mecânico de avião pode trabalhar em funções que vão desde a resolução de falhas elétricas nos computadores, até trocas de bancos e estofados. A gama de opções dentro desta profissão é enorme.

A expansão no setor aéreo e o aumento do número de pessoas circulando pelos saguões dos aeroportos, impulsionará o crescimento da quantidade de profissionais que fazem o primeiro atendimento aos passageiros.

pessoas circulando pelos saguoes dos aeroportos
Fonte da Imagem: Google

As opções de trabalho são as mais variadas: atender os clientes no check-in, vender passagens, organizar as entradas e saídas dos passageiros, fiscalizar bagagens, dentre várias outras atribuições. Este tipo de profissional é de extrema importância, já que lida diretamente com o público, antes mesmo do embarque e, portanto, acaba se tornando a cara da empresa.

Neste cenário também será importante contar com uma equipe forte nos escritórios das cias aéreas. São necessários profissionais que façam o planejamento estratégico de malhas aéreas, analisando o mercado e seus clientes para definir as melhores rotas.

É preciso contar com uma equipe que gerencie os recursos internos, organize escalas de funcionários, tripulações e aviões. E ainda precisamos lembrar dos diversos profissionais que trabalham nos departamentos de carga, logística e, claro, os controladores de tráfego e diversos profissionais que trabalham para manter tudo em ordem e em segurança.

A hora de ingressar em uma carreira no setor aéreo é agora!

Se você gosta dessa área e quer aproveitar esta expansão no setor aéreo, deve começar agora mesmo a se preparar.

Você pode ingressar em um curso superior de tecnologia em transporte aéreo da AEROTD, podendo estudar de forma semipresencial de qualquer lugar do país.

Além disso, neste curso, após 6 meses você já pode adquirir a terminalidade em comissário de voo, fazer a prova da ANAC e começar a trabalhar como tripulante em uma aeronave!

Se você deseja trabalhar em um setor em franco crescimento, não pode perder essa oportunidade. Comece a estudar agora e decole seu futuro!

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta