Mecânico de aeronaves completo: 3 dicas para subir na carreira

Ser mecânico de avião é uma profissão extremamente gratificante, desafiadora e diferente. No entanto, ainda que pareça ser algo difícil, vem se tornando cada vez mais comum, na medida em que nosso país vai expandindo o seu setor aéreo.

Já mostramos aqui em outros posts de como o mercado aéreo está se expandindo, não apenas em território nacional. Em 2017 o setor acumulou vários meses seguidos de crescimento, o que acabou gerando também mais oportunidades de trabalho.

Nesse cenário, aqueles que tiverem o perfil de um mecânico de aeronaves completo, possuem mais chances de ingressar em grandes empresas e crescer na carreira.

Por falar nisso, preparamos algumas dicas pra você que quer ter sucesso nessa área. Com essas estratégias e sua força de vontade vai ser fácil se tornar um mecânico de aeronaves completo!

1 – Estude em uma instituição de ensino confiável!

O primeiro passo para entrar nesta área é começar a fazer um curso de manutenção de aeronaves, é escolher uma boa instituição de ensino, pois é neste curso que você vai aprender tudo que precisa para se tornar um mecânico de aeronaves completo e quanto mais experiência a escola tiver, melhor será a sua formação.

Você pode optar, inclusive, por iniciar um curso semipresencial. Dessa forma você estuda em casa e vai até uma de nossas escolas ou parceiros homologados pela ANAC, espalhados por todo o Brasil, apenas para realização de provas e disciplinas práticas.

Outro diferencial deste curso é que logo no final do segundo período já é possível fazer uma prova da ANAC e ter o seu CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos) que já possibilita o trabalho como auxiliar de mecânico.

Os módulos (períodos) têm duração de seis meses cada. O primeiro é o módulo básico, o segundo é o GMP (Grupo Motopropulsor), o terceiro é o CEL (Célula), e o último é o AVI (Aviônicos). Neste outro post a gente explica melhor sobre os módulos e vantagens para quem busca ser um mecânico de aeronaves completo.

Após o curso finalizado, que tem duração de dois anos, o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, tendo uma gama variada de opções para trabalhar.

Porém, é importante não deixar de se atualizar. Quando se está trabalhando em alguma grande companhia aérea, a própria empresa concede treinamentos para a atualização de seus colaboradores. E isso é essencial, afinal as tecnologias empregadas na aviação estão mudando cada vez mais rápido. Quem não se atualiza fica ultrapassado e perde espaço no mercado.

2 – Quanto mais certificações e treinamentos, mais oportunidades

Continuando o mesmo caminho da dica anterior, não deixe de se atualizar. Mesmo após o curso, continue buscando treinamentos e tirando todas as certificações. Mesmo que você já esteja trabalhando em uma área, como na parte de GMP, por exemplo, não perca a chance de também ter as certificações em CEL e AVI.

Cursos, treinamentos e certificações te ajudam a se manter atualizado e ainda servem como um diferencial para o seu currículo. Inclusive acabam servindo como um “boost” para o seu salário.

Vale lembrar que o piso salarial de um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função fica em torno de R$ 3.114,86, segundo a última convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários, no entanto, um levantamento feito pelo site Love Mondays, mostrou que é comum ver remunerações que ultrapassem os R$ 10.000,00 mensais.

3 – Network é importantíssimo pra te tornar um mecânico de aeronaves completo

Só porque você escolheu trabalhar entre as peças, fuselagens e escutando apenas com o avião, não quer dizer que você deve se isolar do mundo e de seus colegas de trabalho. O network com seus colegas de curso, treinamento e aqueles que trabalham com você é essencial. É através dessas conversas e contatos que você vai ficar sabendo de novidades no setor, vai poder tirar dúvidas e aprender com os mais experientes e pode, inclusive, encontrar novas oportunidades de trabalho.

Se tornar um mecânico de aeronaves completo não é tarefa fácil. Mas a boa notícia é que só depende de você! Alguns alunos que já fizeram o curso e estão empregados deram o seu depoimento e contaram como fizeram pra crescer neste ramo. Tudo passa por uma boa formação, muito estudo e força de vontade. Agora é com você! Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta