Mecânico de aeronaves completo: 3 dicas para subir na carreira

Ser mecânico de avião é uma profissão extremamente gratificante, desafiadora e diferente. No entanto, ainda que pareça ser algo difícil, vem se tornando cada vez mais comum, na medida em que nosso país vai expandindo o seu setor aéreo.

Já mostramos aqui em outros posts de como o mercado aéreo está se expandindo, não apenas em território nacional. Em 2017 o setor acumulou vários meses seguidos de crescimento, o que acabou gerando também mais oportunidades de trabalho.

Nesse cenário, aqueles que tiverem o perfil de um mecânico de aeronaves completo, possuem mais chances de ingressar em grandes empresas e crescer na carreira.

Por falar nisso, preparamos algumas dicas pra você que quer ter sucesso nessa área. Com essas estratégias e sua força de vontade vai ser fácil se tornar um mecânico de aeronaves completo!

1 – Estude em uma instituição de ensino confiável!

O primeiro passo para entrar nesta área é começar a fazer um curso de manutenção de aeronaves, é escolher uma boa instituição de ensino, pois é neste curso que você vai aprender tudo que precisa para se tornar um mecânico de aeronaves completo e quanto mais experiência a escola tiver, melhor será a sua formação.

Você pode optar, inclusive, por iniciar um curso semipresencial. Dessa forma você estuda em casa e vai até uma de nossas escolas ou parceiros homologados pela ANAC, espalhados por todo o Brasil, apenas para realização de provas e disciplinas práticas.

Outro diferencial deste curso é que logo no final do segundo período já é possível fazer uma prova da ANAC e ter o seu CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos) que já possibilita o trabalho como auxiliar de mecânico.

Os módulos (períodos) têm duração de seis meses cada. O primeiro é o módulo básico, o segundo é o GMP (Grupo Motopropulsor), o terceiro é o CEL (Célula), e o último é o AVI (Aviônicos). Neste outro post a gente explica melhor sobre os módulos e vantagens para quem busca ser um mecânico de aeronaves completo.

Após o curso finalizado, que tem duração de dois anos, o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, tendo uma gama variada de opções para trabalhar.

Porém, é importante não deixar de se atualizar. Quando se está trabalhando em alguma grande companhia aérea, a própria empresa concede treinamentos para a atualização de seus colaboradores. E isso é essencial, afinal as tecnologias empregadas na aviação estão mudando cada vez mais rápido. Quem não se atualiza fica ultrapassado e perde espaço no mercado.

2 – Quanto mais certificações e treinamentos, mais oportunidades

Continuando o mesmo caminho da dica anterior, não deixe de se atualizar. Mesmo após o curso, continue buscando treinamentos e tirando todas as certificações. Mesmo que você já esteja trabalhando em uma área, como na parte de GMP, por exemplo, não perca a chance de também ter as certificações em CEL e AVI.

Cursos, treinamentos e certificações te ajudam a se manter atualizado e ainda servem como um diferencial para o seu currículo. Inclusive acabam servindo como um “boost” para o seu salário.

Vale lembrar que o piso salarial de um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função fica em torno de R$ 3.114,86, segundo a última convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários, no entanto, um levantamento feito pelo site Love Mondays, mostrou que é comum ver remunerações que ultrapassem os R$ 10.000,00 mensais.

3 – Network é importantíssimo pra te tornar um mecânico de aeronaves completo

Só porque você escolheu trabalhar entre as peças, fuselagens e escutando apenas com o avião, não quer dizer que você deve se isolar do mundo e de seus colegas de trabalho. O network com seus colegas de curso, treinamento e aqueles que trabalham com você é essencial. É através dessas conversas e contatos que você vai ficar sabendo de novidades no setor, vai poder tirar dúvidas e aprender com os mais experientes e pode, inclusive, encontrar novas oportunidades de trabalho.

Se tornar um mecânico de aeronaves completo não é tarefa fácil. Mas a boa notícia é que só depende de você! Alguns alunos que já fizeram o curso e estão empregados deram o seu depoimento e contaram como fizeram pra crescer neste ramo. Tudo passa por uma boa formação, muito estudo e força de vontade. Agora é com você! Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

25 comentários em “Mecânico de aeronaves completo: 3 dicas para subir na carreira

  1. Bom dia, sou mecânico de aeronave, tenho minha CHT GMP, CELULA e tenho o curso de AVIONICOS, estou querendo saber de alguma possibilidade de fazer outros cursos dentro da minha área de trabalho, quem poder me da alguma dica fico a disposição.

    1. Olá Wescley!
      Primeiramente, parabéns pelo seu esforço em se dedicar e concluir as três modalidades. Como foi dito nessa matéria, é muito importante você adquirir todas as carteiras e melhor ainda ter todas as CHTs. Porém, nós sabemos que as empresas possuem bons olhos para os profissionais que vão além.
      Ultimamente temos observado que os setores de RH das empresas estão valorizando bastante o profissional que tem ou está fazendo um curso superior, principalmente se for um curso voltado para o setor da aviação civil.
      Ao fazer um curso superior na área, o profissional terá uma visão sistêmica do setor aéreo, será capaz de compreender a gestão de empresas do setor, além de ser um profissional envolvido com a promoção humana que o capacita de trabalhar em equipe, com posicionamento crítico/reflexivo e com a sustentabilidade socioambiental, para que seja capaz de atuar com qualidade e efetividade nos diversos segmentos da aviação civil.
      Fora isso, uma boa sugestão é aprimorar o seu inglês, até porque todos os manuais de aviação estão nesse idioma.
      Para que você possa ficar ainda mais esclarecido sobre o que é necessário ter para ser um profissional cada vez mais completo, nós separamos um link de uma entrevisa com o Evandro Ferreira, um mecânico veterano da manutenção de aeronaves que tem experiência e que irá ajudar você a não cometer erros que muitos novos profissionais cometem.
      Não deixe de ler essa matéria. Certamente irá lhe ajudar muito.
      Grande abraço!
      https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/o-que-aprendi-nos-26-anos-na-manutencao-de-aeronaves/

  2. Olá Bom dia estou querendo entrar nessa área mais não tenho inglês poderia fazer curso mesmo assim e depois fazer o inglês ou as empresas não contratam sem inglês ?

    1. Olá Adriano! A maioria das profissões da área da aviação exigem ao menos o nível intermediário do idioma inglês. A boa notícia é que mesmo quem não tenha conhecimento algum, durante os cursos profissionalizantes (Comissário(a) de Voo e Mecânicos de Manutenção Aeronáutica) você pode, paralelamente, ir fazendo o curso do idioma e foi pensando nisso que a AEROTD fez uma parceria com a INGLÊS COM VOCÊ que tem muita experiência com a plataforma online e vale a pena você tomar conhecimento. (acesse aqui neste link para obter informações: https://aerotd.com.br/curso-de-ingles-para-aviacao/

      Já nos cursos superiores, o idioma inglês já está inserido em sua Grade Curricular de forma que ao se formar você terá uma boa base para ingressar no mercado de trabalho.

      Esperamos ter ajudado em sanar sua dúvida e se necessitar de outras informações deixaremos o contato da nossa equipe de atendimento que irá lhe ajudar.
      Ligue ou mande recado pelo whatsapp: (48) 9 9681 7971
      Se preferir pode enviar email para vera@aerotd.com.br

      Grande abraço!

  3. Ótimas dicas, esses exemplos so nos motiva mais, a dedicar a cada aulas mesmo sendo on-line a distância basta ter vontade.

  4. A caminhada é longa e desafiadora. É necessário ter disciplina e determinação para não perder o foco e desanimar. É muito importante estas dicas para quem está iniciando na carreira para está atento aos detalhes e não cometer erros.

  5. boa tarde estou estudando mecanica de aeronaves a cada dia fico mais envolvido com o curso….quero muito trabalhar no setor…..ja fiz GMP… ESTOU ESTUNDADO NO SEST SENAT…otimos professores…otimos coodernador

  6. Gostaria de saber se é necessário ter o curso de mecânico de manutenção de aeronaves ou se é mais fácil entrar na área direto como técnico bem manutenção de aeronaves ?

    1. Olá Maxeiller!

      Para trabalhar com manutenção de aeronaves existem duas modalidades de formação: a do tecnólogo em manutenção de aeronaves e do técnico em manutenção de aeronaves.
      A formação de tecnólogo é de nivel superior e a do técnico é de ensino médio profissionalizante.
      Ainda existem cursos livres homologados (autorizados e supervisionados) pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, órgão do governo federal).

      A AEROTD possui o curso completo, pois é homologada pela ANAC nas 3 modalidades (Célula, GMP e Aviônicos).
      O curso completo em todas as habilitações citadas anterirmente é de 2 anos e é divididos em 4 períodos. O primeiro período é o básico.
      Nos demais períodos você entra nas especialidades de GMP (motores), Célula (fuselagem) e Aviônicas (eletrônica).
      No primeiro período ( básico) e nas especialidades o conteúdo é trabalhado da seguinte forma:
      – As disciplinas teóricas são ministradas via internet;
      – Para as aulas práticas, você deverá pagar o valor de R$ 150,00 e são realizadas na Oficina Escola da Aerotd ou em oficinas parceiras da Aerotd homologadas pela ANAC.
      – Estas aulas devem ser agendadas desde o início do curso pelo ambiente acadêmico
      – BÁSICO (30 horas práticas em oficina)
      – GMP (68 horas práticas)
      – CÉLULA (72 horas práticas)
      – AVIONICOS (68 horas práticas)
      Durante todo o curso você pode contar com nossas monitoras para te auxiliar no ambiente acadêmico e por telefone. Você também terá atividades online, aulas gravas para assistir, material em PDF e professores em plantões para sanar duvidas.
      Neste link você pode verificar por região as nossas oficinas parceiras.
      http://aerotd.com.br/oficinas-parceiras/

  7. Ser profissional é tudo, ter foco e determinação nos estudos e ter aptidão a manutenção se for isso que vc busca, as dicas nos fazem pensar que dedicação é tudo.

Deixe um comentário