Profissional da aviação: entenda se você tem esse perfil

Trabalhar na área da aviação é um sonho pra muita gente. E este sonho se torna cada vez mais possível, pois, como já falamos neste post aqui e em outros, o mercado de aviação civil no Brasil está crescendo bastante nos últimos anos.

Com este crescimento surgem mais oportunidades e postos de trabalho e surge a chance para o profissional da aviação encontrar seu lugar no mercado.

Mas qual o perfil que as empresas procuram ao contratar um profissional nessa área? Quais as habilidades e competências esta pessoa deve desenvolver para ter sucesso na carreira? Nas próximas linhas a gente explica um pouco sobre o que desejam os recrutadores e quais tipos de atitudes vão te fazer ter mais vantagem ao buscar por vagas.

Profissional da aviação precisa gostar de pessoas

Esse é o mandamento principal para qualquer profissional da aviação. Se você vai seguir carreira como piloto, comissário, mecânico ou áreas administrativas é essencial gostar de pessoas e saber lidar com todas. Ainda que você trabalhe num setor que não seja preciso lidar diretamente com o público, é necessário saber se relacionar com colegas de diversos setores.

E como este é um setor muito dinâmico, será comum o contato com outros profissionais ao longo do tempo. Será necessário ter jogo de cintura para trabalhar com pessoas vindas de outros lugares, com outras culturas, outros costumes. Por isso não há lugar para quem é fechado e mau humorado na aviação.

E para quem pretende seguir carreira como comissário de voo, nem precisamos mencionar a importância que tem o trato com pessoas no dia a dia desse profissional, não é mesmo? O comissário precisa, além de saber lidar com todos os seus colegas, saber atender os passageiros da melhor forma possível, sempre com seriedade, bom humor, humildade, prestatividade e respeito.

Paciência e autocontrole farão diferença em situações difíceis

É inegável que em algum momento da sua carreira, o profissional da aviação passará por momentos difíceis e de forte estresse. Problemas de funcionamento no avião podem atrapalhar um piloto. Um passageiro problemático pode abalar um comissário. Falhas mecânicas podem virar dor de cabeça para um mecânico.

Em todos estes momentos estes profissionais precisarão ter muita paciência e autocontrole para pensar em uma solução. Esta capacidade de manter a calma e conseguir achar uma saída em meio a adversidade é uma das coisas mais complicadas e apreciadas em um profissional da aviação.

Com centenas de passageiros sendo transportados em cada avião, qualquer falha pode ser fatal. Por isso é tão importante que estes profissionais consigam desenvolver sua capacidade de enfrentar adversidades sem perder o foco. Isso não é apenas importante para a carreira deste trabalhador, mas para a vida de inúmeros passageiros, tripulantes e colegas.

Cultive a paixão por aprender

O que os recrutadores mais buscam em candidatos a vagas na área da aviação é a capacidade de estar sempre aprendendo, buscando melhorar e evoluir como profissional. O profissional da aviação é como um avião em voo: se ficar parado, cai. Depois que você decolou, conseguiu sua primeira vaga, tem que se manter em movimento. Precisa continuar estudando e buscando se aperfeiçoar na profissão.

A cada dia mudam as tecnologias utilizadas no setor e todos os profissionais, de todas as áreas, precisam estar atentos a estas mudanças. Mesmo um comissário, que não precisa saber todo o funcionamento de uma aeronave, precisa estar ciente das mudanças tecnológicas que ocorrem, afinal, ali é o seu local de trabalho e quanto mais souber, melhor será seu desempenho.

E, falando em aprender, temos outro post onde falamos sobre 7 atitudes que o profissional da aviação precisa cultivar. Não deixe de ler!

Além disso, sugerimos que leia mais postagens em nosso blog, conheça mais sobre nossos cursos e, principalmente, mande sua mensagem ou comentário. Assim, podemos trocar experiências e crescer profissionalmente!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta