Aluno da AEROTD cria aplicativo que auxilia os estudos

Na live feita pela AEROTD com o TEMA: Cenários da Aviação Comercial Brasileira, Eduardo Sanovicz – Presidente da ABEAR, salientou que não é um momento de respostas fáceis e simples. Muitas vezes precisamos saber qual é a nossa dúvida, o que é necessário perguntar na hora que percebemos o que está nos angustiando, pois é preciso ter resiliência para ir atrás da resposta.
Baseado nessa premissa e curiosidade que o aluno da AEROTD, Alderico Pereira foi atrás das respostas e das possíveis soluções para facilitar o seu aprendizado.
Nessa matéria você irá conhecer uma história que envolve curiosidade, interesse, co-autoria e que por fim gerou uma incrível ferramenta de estudos e consultas para alunos e profissionais da aviação.

NEM TUDO O GOOGLE PODE RESOLVER

Para entender melhor, vale a brilhantemente citação de *Walter Longo, estamos entrando em uma era de superpoderes. Visão além do alcance (podemos ver como está o trânsito, temos memória infalível, não esquecemos mais nenhum aniversário, ganhamos olhos biônicos, viaja-se a Londres e posicionando em uma praça, podemos vê-la como era há 100 anos ou que virá a ser após a reforma. Estes olhos biônicos, de poder ver o que está presente ou que ainda não existe agora é possível. Agora podemos falar em qualquer idioma (Google Translator). Mas será que esses motores de busca tem a solução pra tudo?

A professora de Inglês Técnico Monique Pfau em uma de suas aulas, com a costumeira atividade de orientar sobre a tradução, salientava sobre o cuidado que deve-se ter com as traduções automáticas e literais de ferramentas de busca, que muitas vezes são muito úteis, porém ao se tratar de termos extremamente técnicos como da aviação, os motores de busca como o Google podem atrapalhar ao invés de ajudar.

A AEROTD, já disponibiliza aos seus alunos dos cursos superiores e profissionalizantes, orientações na apostila sobre o assunto, incluindo um tradutor técnico próprio e também um outro que recentemente foi indicado pelo Coordenador João Schorne de Amorim para os grupos de alunos no whatsapp.

A CO-AUTORIA FORTALECE GRANDES IDEIAS

Uma das grandes vantagens de se ter acesso a uma boa instituição de ensino e professores gabaritados, que possuem vasta experiência na aviação, é que podem inspirar e apontar caminhos aos futuros profissionais, esses que são os atuais estudantes, como é o caso do aluno do curso de Mecânico em Manutenção de Aeronaves, Alderico Pereira, que teve uma verdadeira sinapse durante as aulas da Disciplina de Inglês Técnico 1 e certamente o instigou e inspirou uma grande ideia.

Dica da aula: obtenha um dicionário específico de aviação, na parte “facilitadores de leitura”

Após receber a dica da apostila do curso, Alderico Pereira ficou com uma ideia em mente, imaginando como seria ter um dicionário tradutor sempre à mão, sem precisar abrir manuais, consultar dicionários, apostilas, etc.

Como trabalha no corpo de Bombeiros de Palmas no Tocantins com um amigo que desenvolve aplicativos, Alderico imaginou que seria útil, tanto para a consulta dos alunos, como para o próprio corpo de bombeiros criar uma ferramenta que os auxiliasse com a tradução dos termos técnicos.

Assim nasceu o aplicativo TONOAR! Alderico entrou com a concepção da ideia, fazendo o levantamento de tudo o que seria preciso para viabilizar e Bruno Santos Morais com a operacionalização do projeto, que seria um aplicativo que faria a pesquisa baseada naquele banco de dados existente na matéria de inglês técnico do curso de mecânico de aeronaves da AEROTD.

Aldrico Pereira criador com Bruno Santos Morais, desenvolvedor do aplicativo.

“ O Bruno é um grande desenvolvedor e uma pessoa que foi aberta à minha ideia e não hesitou em nenhum momento em ajudar, sem ganhar um centavo pelo seu serviço” ressaltou o aluno Alderico.

Ao compartilhar o link com os demais alunos do curso no grupo de Whatsapp, começaram as participações e os colegas de turma ajudaram a verificar as palavras que estavam repetidas ou diferentes para tabular a primeira apostila de 43 páginas do curso Básico de Mecânico de Aeronaves e assim lançar no banco de dados do aplicativo.

…eu não sei a rotina dos outros alunos, cada um está em um estado diferente do aprendizado, mas eu gosto de estar lendo, pegando, tendo contato com o material e ao recorrer ao dicionário técnico para buscar as palavras, imaginei que isso poderia estar dentro do celular que está sempre à mão.

A grande vantagem do aplicativo é que também funciona off-line e será muito útil aos profissionais como o mecânico de aeronaves, que em algum momento pode estar em qualquer parte do país e não ter acesso a internet, por exemplo.

Alderico é aluno da AEROTD e trabalha no Corpo de Bombeiros de Palmas – TO

O autor e sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra “sociedade em Rede”, fez um grande estudo sobre os aspectos do comportamento da sociedade contemporânea e o papel que a rede social tem na vida das pessoas e na forma como irão se estruturar. Por esse motivo a AEROTD acredita na co-autoria, seja na produção ou divulgação de novos produtos e serviços, pois precisamos entender, que vivenciar algo não está mais atrelado ao contexto geográfico. Hoje podemos promover, participar e disseminar grandes ideias.

O objetivo da AEROTD é criar estruturas mais matriciais e menos hierárquicas, mais colaborativas de gestão da inovação. Desenvolver parcerias e alianças estratégicas e esse foi um grande exemplo do quanto o envolvimento direto e indireto podem ser relevantes para o fortalecimento do poder da imaginação.

E você? Tem alguma palavra ou termo da aviação que gostaria de conhecer?
Deixe aqui o seu comentário e suas sugestões, sua opinião é muito importante para enriquecer nosso blog e não esqueça de baixar o aplicativo TONOAR

Fontes:

*Eduardo Sanovicz – Presidente da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas – Live Youtube AEROTD; *Walter Longo – Especialista em Inovação e Transformação Digital. Publicitário e Administrador de Empresas, com pós-graduação na Universidade da Califórnia, Longo é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Textos retirados de aulas online.

charles hardt

Charles Hardt

Marketing AEROTD – Faculdade de Tecnolohia
MBA Executivo Internacional – Gestão de negócios e concluindo Pós em Influência Digital na PUCRS.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta