Como se tornar um comissário de voo no Brasil? Conheça a história de Alexandre Santana

A carreira de comissário de voo no Brasil é desejada por muitos. A profissão tem todo um glamour, além de proporcionar excelentes vantagens para quem a escolhe: rotina dinâmica, possibilidade de conhecer novos lugares e culturas, ótimo salário e benefícios atrativos.

No entanto, chegar a um cargo em uma companhia aérea demanda bastante esforço, como conta Alexandre Santana em um vídeo em seu canal. Ainda mais quando isso acontece após os 40 anos de idade, como foi seu caso.

Porém, se você seguir as dicas a seguir e tiver o apoio de uma escola bem preparada como a AeroTD, isso pode acontecer de forma muito mais fácil. Confira.

Requisitos básicos para ser comissário de voo no Brasil

Para se tornar comissário de voo no Brasil é importante que você preencha alguns requisitos básicos.

O primeiro deles é ter mais de 18 anos. É necessário também ter o segundo grau completo. Cumprindo esses dois requisitos você já pode ingressar em um curso de comissário de voo para se preparar para a sua carreira.

É importante lembrar que para ser um comissário de voo no Brasil, a maioria das empresas aéreas fazem algumas exigências. Primeiro é importante não ter pendência com nenhum órgão público, como receita federal, tribunal eleitoral, entre outros.

A altura exigida para o tripulante varia de acordo com a empresa que contrata. Cada uma possui um tipo de regra específica para estes casos.

Fonte da Imagem: Google

Uma exigência importante e essencial para quem quer desempenhar bem a carreira de comissário de voo no Brasil é possuir um nível de inglês intermediário pelo menos.

A língua inglesa é muito importante na aviação e, por isso, a maioria das companhias aéreas exigem que seus comissários saibam se comunicar neste idioma.

Matricule-se em uma escola homologada ANAC

Para ingressar na profissão de comissário de voo no Brasil é essencial que você tenha feito um curso de comissário de voo em uma escola homologada pela ANAC, que possua bons índices de aprovação nas provas da entidade reguladora e, claro, que conte com corpo docente e estrutura de ensino de última geração. Coisas que você encontra na AeroTD.

aerotd escola homologada pela anac
Fonte da Imagem: AEROTD

Como funciona o curso de comissário de voo

Em um post anterior explicamos como o Curso de Comissário de Voo é o jeito mais simples e rápido de fazer parte do ramo da aviação. Esse curso tem duração de seis meses e pode ser feito semipresencialmente. Ou seja, você pode começar a estudar de sua casa, indo até nossa escola apenas para aulas práticas, como a de sobrevivência na selva, primeiros socorros, combate ao fogo, entre outras.

O curso tem duração de, no máximo, 7 meses e ao final desse período o aluno já pode se habilitar a cargos em empresas do setor de aviação civil, podendo já ser efetivado como comissário de voo.

Você também pode fazer um curso superior com terminalidade em Comissário de Voo

O postulante ao cargo de comissário de voo pode também ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo. Essa graduação tem duração de 2 anos e ao final você recebe o Diploma de Tecnólogo.

No entanto, com a reformulação curricular feita em 2018, logo no final da primeira fase, que dura 6 meses, o profissional já está apto a seguir a carreira de Comissário de Voo. Continuando o curso, o acadêmico pode aprender muito mais, incrementar seu currículo e crescer profissionalmente.

Tire seu CMA

Para que você possa se tornar um comissário de voo no Brasil é preciso tirar o seu Certificado Médico Aeronáutico, antes de passar pela banca da ANAC.

O CMA certifica que você está apto a exercer todas as funções da profissão e não possui nenhum tipo de doenças ou impedimento físico.

Seja aprovado na Banca da ANAC

Após passar pelo curso, tirar seu CMA, chegou a hora de ser aprovado pela banca da ANAC. Você verá que, no fim das contas, ser aprovado não é algo tão difícil, principalmente se você estudou em uma escola de qualidade, que lhe preparou para este momento.

Fonte da Imagem: AEROTD

Treinamento na Cia Aerea

Por fim, o último passo para você que deseja ingressar nesta profissão é conseguir uma seleção para a vaga em alguma companhia aérea.

Este é um momento importante, por isso é importante que você coloque em prática tudo que aprendeu durante o curso.

A partir daí, ao ser contratado, o comissário de voo receberá treinamentos específicos para operar os aviões daquela companhia e entender todo o processo de trabalho daquela empresa.

Daqui pra frente é só continuar trabalhando, se aperfeiçoando e decolando seu futuro!

Fonte:
https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=JBDy1nSWUWw&feature=youtu.be

Guilherme Santos:
Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta