Como utilizar as redes sociais para ajudar em sua carreira

Histórias de pessoas que se prejudicaram devido a uma postagem incorreta nas redes sociais não são raridade hoje em dia. Atualmente, no mundo virtual, qualquer foto, piada ou comentário descabido tem um potencial enorme para colocar toda uma carreira a perder.

Como utilizar as redes sociais para ajudar em sua carreira

A maioria das empresas hoje em dia fazem buscas e análises criteriosas nas redes sociais a fim de encontrar novos parceiros, colaboradores ou até mesmo utilizar o seu conteúdo para definir uma aprovação em processo seletivo.
Não esqueça também que mesmo depois de já ter sido contratado, você em alguns pontos representa a empresa em que trabalha, sendo assim tome cuidado para não postar nada que possa se arrepender.
Vamos conhecer mais sobre as redes sociais mais utilizadas e analisadas pelos recrutadores.

Considerada a principal rede voltada para a área profissional. Diversas empresas, empregadores e recrutadores e até mesmo profissionais focados em encontrar uma nova oportunidade usam essa rede para inserir seu currículo e idéias.
Essa ferramenta é bem valiosa para que as empresas conheçam um pouco do seu perfil e suas ambições profissionais!
O networking que essa rede oferece é imenso, por isso seja proativo e procure ao máximo realizar contatos, eles podem fazer toda a diferença na sua carreira.

Hoje em dia é quase impossível conhecer alguém que não possua um perfil criado no Facebook e Instagram. O Facebook em especial é uma rede bem popular, porém é frequentemente habitada por discussões e temas polêmicos.
É recomendável fugir dessas discussões e manter o máximo possível a neutralidade, não se esqueça que não são todas as empresas que aprovam ou vêem com bons olhos, certos posicionamentos sobre política ou temas polêmicos.
Em relação ao Instagram tome cuidado com fotos ou expor lugares e programas nos quais esteja consumindo bebidas alcoólica. Todos temos vidas sociais, mas sempre use o bom senso!

Devido a sua velocidade em disseminar informações, o Twitter hoje é um dos veículos favoritos para divulgar notícias e imagens.
A recomendação é a mesma para o Facebook, cuidado ao tomar posição em temas como política, religião entre outros.
Importante também tomar cuidado ao replicar a chamadas Fake News, que ganharam bastante força no Brasil este ano.
Agora que conhecemos algumas das principais redes sociais, vejamos algumas dicas para utilizá-las com sabedoria!

Para não errar na hora de postar nas suas redes sociais, siga essas dicas:

•    Evite críticas ao seu local de trabalho atual ou experiências passadas;
•    Sua imagem por muitas vezes está associada a empresa, sendo assim a imagem que você está passando é adequada?
•    Tome cuidado com erros ortográficos em seus textos;
•    De maneira alguma faça comentários preconceituosos;
•    Seja seletivo com a sua foto de perfil;
•    Faça publicações de assuntos interessantes e inteligentes, mostre que você é um profissional antenado com o mundo;
•    Procure divulgar sua presença em cursos, workshops e eventos profissionais de qualidade;

As empresas do setor da aviação prezam muito pela sua imagem nas redes sociais, inclusive fazem campanhas de marketing bem fortes e tentam sempre incluir seus colaboradores e equipe nessas ações, isso faz com que eles se sintam mais próximos da marca, se sentindo “donos” da empresa também.
Sendo assim esteja ciente de que sim, você pode usar a sua rede social como bem entender, afinal ela é sua, compartilhar seus melhores momentos com família, amigos, seu crescimento pessoal e profissional é importantíssimo e nos faz bem.
O objetivo desse texto é aguçar o seu bom senso, e fazer acima de tudo com que você seja um profissional com uma imagem na vida real e virtual condizente com um profissional de sucesso!
No Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo ministrado pela Aero TD, na disciplina Postura e Ética Profissional este assunto é abordado de maneira mais abrangente para que você possa criar uma imagem, um perfil ideal para que você decole seu futuro na aviação!

Referências

https://www.lfg.com.br/conteudos/dicas/geral/qual-a-importancia-das-redes-sociais-para-carreira-profissional
https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/dicas-emprego/comportamento/o-impacto-das-suas-redes-sociais-na-sua-carreira/
https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/5-formas-de-usar-as-redes-sociais-para-impulsionar-a-carreira/346

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta