dicas-de-redação

Dicas para fazer uma boa Redação

Dicas de Redação

Escrever uma boa redação pode parecer uma tarefa complicada, mas existem algumas técnicas de escrita que facilitam. O BRASIL ESCOLA (2019) preparou um passo a passo para escrever uma boa redação.

DICA 1:

Escrever uma boa redação pode parecer uma tarefa complicada, mas existem algumas técnicas de escrita que facilitam. O BRASIL ESCOLA (2019) preparou um passo a passo para escrever uma boa redação.

1. Leia a proposta com atenção: Leia, releia, aproveite as leituras de textos (se houver) e diminua, consideravelmente, as chances de errar;

2. Faça um plano de trabalho: Faça um rascunho das ideias. Lembre-se de que ele deve ser curto, claro e objetivo. Numa redação dissertativa, pense nas ideias e nos argumentos que serão defendidos ao longo do texto;

3. Escrever o texto: Acredite, Pense antes de começar a redigir. Nessa etapa, preocupe-se apenas em deixar as ideias fluir, não se preocupe em corrigir a escrita ou as ideias. Escreva frases curtas;

4. Corrija seu texto: Agora sim é hora de reler o texto e observar o que pode ser melhorado. Primeiro se atenha à coerência textual: o tema foi bem desenvolvido? Faz sentido? A ortografia, a pontuação e a coesão estão corretas?

5. Coloque o título: Lembre-se sempre de que o título é a última coisa com a qual você deverá se preocupar. Seu título deve estar coerente com o tema escolhido.

6. Passe a redação a limpo: Depois de todas essas etapas, é hora de passar o texto a limpo. Digite-o com calma. Observe as margens.

dicas de redação aerotd

 

DICA 2:

Passo 1 - Introdução
A introdução tem a função de apresentar o tema. É recomendável que se inicie com uma ideia central sobre o texto escolhido. A ideia central é uma única frase, que será explorada, fundamentada, desenvolvida ao longo da redação. A introdução deve ser objetiva e evitar proposições confusas.

Passo 2 - Desenvolvimento(s)
O desenvolvimento, por sua vez, é o espaço adequado para discorrer sobre o que se pensa acerca do tema escolhido, para argumentar sobre aquelas questões indicadas na introdução. A quantidade de parágrafos de desenvolvimento é ilimitada, mas será necessário ater-se ao número máximo de linhas estabelecido. Escreva suas argumentações em frases curtas.

Passo 3 - Conclusão
Por fim, a conclusão da redação visa concretizar um desfecho para aquilo que foi introduzido e desenvolvido. É nesse momento que se faz um apanhado geral e sucinto do que foi dito e se apresenta propostas de soluções ou sugestões pertinentes à temática ou responda os questionamentos solicitados.

 

DICA 3:

1. Tenha em mente a estrutura textual

1.1. INTRODUÇÃO
O primeiro passo antes de começar uma redação é entender qual é o gênero textual exigido e, logo após, mapear o que deve conter em sua estrutura. É apresentar o tema escolhido. No caso do Vestibular da AEROTD, o tipo de texto é argumentativo. A redação deve ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Em cada uma dessas partes será levada em consideração a objetividade e a coesão com o tema escolhido.

1.2. DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento, você deve expor a sua linha de pensamento, apresentando ideias de forma clara e consistente, em frases curtas. Você deve se manter nos limites do tema escolhido. Uma boa dica é separar os argumentos por parágrafo, deixando o texto mais organizado e ágil para a leitura. Seja objetivo, e não prolixo!

1.3. CONCLUSÃO
Por fim, na conclusão, articule o seu raciocínio com as ideias apresentadas na introdução, como forma de reforçar o seu ponto de vista, comprovando a coesão textual. Lembre-se de encerrar a redação apresentando a resposta ao solicitado no texto do tema escolhido.

2. Informe-se
Não é possível formular uma opinião sobre um assunto que você desconhece, não é mesmo? Portanto, esteja sempre atento aos assuntos do momento e às pautas voltadas para temas brasileiros de cunho social. Invista em leituras de temas atuais. Dessa forma, será mais fácil para você mesmo organizar o seu pensamento.

3. Posicione-se e não generalize a sua opinião
Quando falamos do gênero dissertativo-argumentativo, é importante entender que se exige um posicionamento por parte do autor, seja qual for o tema abordado na redação.
O objetivo é que, através de argumentos plausíveis e coerentes, o candidato não apenas opine a respeito, mas também, tente persuadir o leitor a entender e compartilhar seu pensamento.

4. Fique atento à gramática
Estar em dia com a grafia correta das palavras, além das normas cultas da língua portuguesa, é fundamental para a sua redação!
Muitas vezes, o candidato desenvolve um texto consistente, que atende a todas as propostas exigidas pela instituição, mas peca por erros gramaticais que refletem diretamente em sua nota final.
Aqui, a dica é praticar a redação regularmente, não deixando de consultar o dicionário, quando necessário. Além disso, faça uso de um vocabulário amplo e evite a repetição de palavras ou ideias, pois elas podem tornar o texto redundante e cansativo

boa redação

Fontes:
(PEREZ, Luana Castro Alves. "Passo a passo para escrever uma boa redação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/passo-passo-para-escrever-uma-boa-redacao.htm. Acesso em 29 de maio de 2020).

(https://www.estrategiaconcursos.com.br/como-fazer-uma-boa-redacao/ Acessível em 29/05/2020)

(Fonte: http://www.dicasrecentes.com.br/como-comecar-uma-redacao/ Acessível em 29/05/2020)

CLIQUE NO BOTÃO  ABAIXO E FAÇA O DOWNLOAD DAS "DICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO" NO FORMATO PDF:

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta