É verdade que funcionários de companhias aéreas ganham passagens para seus familiares?

A aviação é uma área envolta em lendas e dúvidas. Comissários podem ter tatuagens? Quem usa óculos de grau pode ser piloto de aeronave? Aviões conseguem voar até com os motores inoperantes? Já respondemos algumas dessas questões em outros posts em nosso blog. Chegou a vez agora de finalmente responder se os funcionários de companhias aéreas ganham passagens para si e seus familiares também.

A resposta simples e rápida é: sim! Porém existem algumas regras e condições a serem seguidas para que todos possam desfrutar desse benefício.

Funcionários ganham passagens de graça, porém…

A maioria das empresas aéreas concede esse tipo de benefício aos seus funcionários, que podem viajar de graça ou com descontos realmente expressivos. Em alguns casos os descontos nas tarifas chegam a ser de até 90%.

No entanto, quando a cia aérea concede a passagem gratuitamente o funcionário fica encarregado de pagar apenas as taxas de embarque dos aeroportos. Nesse caso as reservas são feitas em regime de Stand By, ou seja, o passageiro só entrará no avião se ainda houver vagas. Caso esteja lotado, terá que esperar uma próxima oportunidade.

Por conta disso, muitas vezes aqueles que ganham passagens só ficam sabendo se vão realmente conseguir embarcar em sua viagem quando estão no portão de embarque. Como a prioridade é sempre daqueles que pagaram por seus bilhetes, é normal que aqueles que viajam de graça não tenham vagas em voos para destinos muito movimentados e em horários de pico.

No entanto, quem quiser ter a certeza de que seu lugar estará assegurado pode comprar passagens com preços promocionais e reserva garantida. Dessa forma, não precisa esperar até surgirem lugares vazios. No entanto, em caso de overbooking ou transferência de passageiros de outros voos, os funcionários ou aqueles que ganham passagens precisam manter um posicionamento profissional e ceder seus lugares para que outros possam ter sua viagem garantida.

E não são só os funcionários que ganham passagens. Muitas companhias permitem que parentes e amigos também viagem de graça ou consigam descontos especiais. Além disso, o funcionário e seus dependentes não precisam ficar restritos apenas as linhas nas quais a sua companhia opera. Existem diversas parcerias entre as empresas que permitem que todos voem com desconto para qualquer lugar do mundo.

logo empresas aéreas

Quais as regras de cada cia aérea?

Avianca

logotipo avianca linhas aéreas

A cia área informa que seus funcionários podem usufruir a cada ano de sete passagens de ida e volta para qualquer destino nacional operado pela empresa e ficam encarregados de pagar apenas as taxas de emissão e de embarque. No entanto as reservas são feitas no regime Stand By.

Para os funcionários que querem a reserva garantida de assento ou precisam viajar mais do que estas sete vezes, existe a Tarifa Colaborador, que concede descontos de até 70% e permite que faça viagens inclusive para os destinos internacionais operados pela companhia aérea.

Na Avianca os dependentes cadastrados, como pais, cônjuges e filhos também ganham passagens de graça, assim como o funcionário. Os irmãos podem desfrutar apenas dos descontos da Tarifa Colaborador.

Os colaboradores que quiserem fazer viagens em outras companhias, inclusive internacionais, conseguem diversos descontos, que podem variar de acordo com a empresa escolhida. Essas viagens são ilimitadas, porém há restrição na quantidade de assentos liberados por voo.

A empresa também fornece passagens gratuitas em casos de doenças terminais, óbitos, calamidade pública ou acidentes com risco de morte envolvendo os familiares de seus funcionários.

E para aqueles funcionários que quiserem curtir sua lua-de-mel, a Avianca permite a escolha de um destino internacional.

Azul

logotipo azul linhas aéreas

A Azul Linhas Aéreas também garantiu que todos os seus funcionários ganham passagens para os destinos que a companhia opera. Além disso, esse benefício é ilimitado para todos os colaboradores e seus dependentes diretos (filhos e cônjuges). É exigido apenas o pagamento da taxa de embarque e as reservas são feitas no regime Stand By.

O funcionário que quiser ter a garantia de embarque pode comprar sua passagem com até 10 dias de antecedência e com desconto de até 90% para ele e seus dependentes diretos, caso a tarifa do benefício esteja disponível.

A companhia também possui acordos com outras cias internacionais que oferecem descontos aos seus funcionários. Além disso, também possui parcerias que garantem descontos em hotéis e aluguel de carros.

Gol

logotipo gol linhas aéreas

Na Gol os funcionários ganham passagens de ida e volta para si, seus familiares e até 3 amigos. Ao todo são de 30 a 50 cotas (passagens de ida e volta), que variam de acordo com o tempo de serviço na empresa. No entanto, os funcionários tem direito a apenas 1 cota grátis por ano, quando tiram férias ou em lua-de-mel.

Nas outras ocasiões os colaboradores contam com uma tabela especial de descontos, que varia de acordo com o trecho pretendido e também de acordo com quem reserva: funcionários tem mais descontos do que os familiares, que tem mais descontos do que os amigos.

A Gol ainda conta com parcerias com mais de 90 cias aéreas internacionais para obtenção de descontos especiais para seus colaboradores.

Latam

logotipo latam linhas aéreas

A Latam informa apenas que seus funcionários ganham passagens com descontos de 50% a 100% em todas as rotas da companhia, além de obterem vantagens também em cias aéreas parceiras.

Faça as suas malas

Trabalhar na área de aviação é incrível. Além de conhecer pessoas e culturas diferentes, você pode também conhecer outros lugares do mundo e, aí vem a parte boa, sem ser a trabalho! E com um bônus: em algumas ocasiões pode levar família e amigos juntos.

Tá esperando o que? Venha trabalhar em um dos setores que mais cresce e de quebra viaje pelo mundo!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta