O Clima Organizacional

O que é Clima Organizacional

Você já ouviu algum amigo ou colega seu dizer “O clima daquela empresa não é bom.” ou “Estou ficando doente por causa daquele local de trabalho.”?
Quando ouvimos falar sobre clima a palavra nem sempre se refere a questões climáticas, é importante dizer que o ambiente físico também pode afetar bastante a motivação e rendimento de um colaborador na empresa em que trabalha e é sobre justamente isso que falaremos nesse texto: o Clima Organizacional.

Clima Organizacional pode ser definido com a percepção que um ou mais empregados possuem sobre a empresa, essa percepção é formada através do dia a dia de trabalho, como a empresa emprega suas políticas, valores e principalmente em como ela trata o seu colaborador.

o clima organizacional
Fonte da Imagem: Google

O conceito de Clima Organizacional ganhou notoriedade graças ao maior destaque ao departamento de Gestão de Pessoas, após isso, empresas em todo o mundo já se conscientizaram o quanto ele pode afetar a produtividade de seus funcionários, por isso fazem questão de investir para que o clima organizacional seja o mais agradável possível para se trabalhar e hoje, existem diversas empresas disputando rankings de “Melhor Empresa para se Trabalhar”.

Pesquisa de Clima

Para medir o Clima Organizacional de uma empresa a ferramenta mais utilizada e a pesquisa de clima, através dela podem ser identificados os desejos e pensamentos dos funcionários em relação a empresa.

A Pesquisa de Clima Organizacional mede o nível de satisfação dos colaboradores na empresa para identificar os problemas e suas soluções.
Geralmente a pesquisa é realizada através de questionários que podem ser respondidos de maneira anônima para que o colaborador não se sinta exposto e também abrindo outros canais de comunicação entre as lideranças e os funcionários com a intenção de aproximá-los cada vez mais.

o clima organizacional
Fonte da Imagem: Google

Seguem abaixo algumas consequências de um Clima Organizacional ruim:
•    Metas não atingidas;
•    Conflitos interpessoais;
•    Desânimo e irritabilidade por parte dos colaboradores;
•    Falta de comunicação entre departamentos.

Existem também fatores positivos que são identificados na pesquisa:
•    Colaboradores satisfeitos com a sua função;
•    Satisfação com a remuneração;
•    Companheirismo;
•    Sentimento de realização e motivação;
•    Bom relacionamento interpessoal com a equipe.

A Pesquisa de Clima Organizacional hoje é uma ferramenta estratégica poderosíssima, através dela e de seus resultados podem ser tomadas decisões sobre como desenvolver melhor os funcionários, desligar ou corrigir o comportamento de colaboradores que possam estar afetando negativamente o ambiente e promover ações coletivas com o intuito de melhorar o clima da empresa.

O Clima Organizacional e a Aviação

Algumas empresas do setor da Aviação utilizam Comitês relacionados aos mais variados setores e metas e um deles é o Clima Organizacional.
Através de ações recreativas, festas, trilhas, premiações e até mesmo incentivando o trabalho voluntário as lideranças procuram o maior nível de satisfação possível de seus colaboradores.
A pesquisa e o feedback também são ferramentas utilizadas nos intervalos da operação, lembrando que essas ações também visão o bom funcionamento da companhia no dia a dia.

Afinal, você acha que um funcionário desmotivado conseguirá trabalhar no seu nível máximo? Vamos lembrar que o principal pilar considerado na aviação é a segurança, um colaborador desmotivado com nível de atenção abaixo do exigido pode comprometer a segurança não somente dos passageiros, mas também de seus próprios companheiros.

o clima organizacional
Fonte da Imagem: Google

A Faculdade de Tecnologia AEROTD disponibiliza na grade curricular do seu Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo matérias específicas sobre o assunto. O Clima organizacional é abordado em matérias como Gestão de Pessoas, Psicologia Aplicada à Aviação Civil e também Gerenciamento de Empresas Aeroportuárias.

Ficou interessado? Não perca tempo! Clique nesse link e saiba mais sobre esse curso que pode alavancar a sua carreira!

 

Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta