Quanto custa um curso para ser piloto de aviões?

A pergunta que todo postulante ao cargo de comandante em um avião faz quando está pensando em começar a estudar para esta carreira é: quanto custa um curso para ser piloto de aviões? Quanto vou gastar? É caro? Devo desembolsar um valor alto de uma vez só ou ele virá aos poucos?

De fato, a aviação tem custos altos envolvidos. Afinal, um avião não é uma das máquinas mais baratas, não é mesmo? Porém, hoje os investimentos necessários estão menores e em comparação com outras carreiras, voar pode ser uma ótima opção para o seu bolso e seu futuro.

Curso para ser piloto de aviões: teoria x prática

Antes de saber quanto custa um curso para ser piloto de aviões é preciso entender que existe a parte teórica e prática. A grande maioria das escolas oferece cursos que englobam as disciplinas teóricas, ficando a parte prática por conta do aluno, que pode buscar o suporte de aeroclubes parceiros.

Na AEROTD, por exemplo, é oferecido todo o suporte teórico, com salas de aula equipadas, material didático atual e um ambiente virtual de ensino de última geração. E, para conclusão do curso com a parte prática, existem parcerias com aeroclubes, onde o aluno pode ter as horas de voo necessárias para se formar e, claro, para conseguir seus certificados perante a ANAC.

A parte prática, portanto, tem um custo que não está englobado no montante desse curso, visto que o valor das horas de voo pode variar de acordo com o aeroclube e até com o modelo de avião escolhido.

quanto custa ser um piloto de avião
Fonte da Imagem: Google

Afinal, quanto custa para se tornar um piloto de aeronaves?

Agora você já sabe que existe um custo para a parte teórica, que geralmente é feita em uma escola de aviação, como a AEROTD, e que, inclusive, é possível fazer este curso na modalidade semipresencial, estudando de qualquer lugar do país. E sabe que existe um custo para a parte prática, onde você entra em um avião e aprende de verdade a operar este tipo de máquina.

Curso Superior de Ciências Aeronáuticas

Na AEROTD, aquele que deseja seguir um curso para ser piloto de aviões pode ingressar no Curso Superior de Ciências Aeronáuticas, que prepara para o comando de uma aeronave, mas também forma um profissional completo, apto a ingressar em qualquer função no setor aéreo.

Este bacharelado tem mensalidades a partir de R$ 450,00* e uma duração de 3 anos (6 semestres) perfazendo uma carga-horária total de 2.820 horas. Ao final, portanto, você tem um diploma de curso superior em uma das áreas que mais cresce no país e que está em busca constante por profissionais com esse tipo de graduação.

É importante lembrar que o custo desta graduação é semelhante ao de outros cursos mais comuns, como administração, direito, dentre tantos outros. Sendo assim, se o seu desejo é trabalhar na área de aviação, vale muito mais investir nesse curso para ser piloto de aviões e ingressar em um ramo que cresce e precisa de profissionais graduados, do que ser apenas mais um formado em uma área já saturada.

quanto custa ser um piloto de avião
Fonte da Imagem: Google

Aulas práticas de voo

Além do curso teórico, será preciso completar as horas de voo exigidas pela ANAC para ser habilitado a trabalhar como piloto privado e piloto de companhia aérea.

  • Piloto privado: para ser habilitado a pilotar aviões sozinho, sem instrutor, mas sem receber remuneração, é preciso completar 40 horas de voo, sendo pelo menos 20 horas em duplo comando, 10 horas de voo solo e 3 horas de voo noturno.
  • Piloto comercial: para poder trabalhar como piloto de aviões particulares (sendo remunerado por isso), além das 40 horas de PP, são necessárias mais 110 horas de prática. Desse total, pelo menos 100 horas devem ser como piloto em comando (70 se for em curso homologado pela Anac), 10 horas de instrução de voo por instrumento (sendo que cinco horas podem ser feitas em simuladores de voo) e 5 horas de voo noturno.
  • Piloto de Linha Aérea: além das horas exigidas para pilotos comerciais, ainda podem ser exigidas, de acordo com a cia aérea em que você quer trabalhar, horas de voo em aviões bimotores, em simuladores de voo e cursos específicos.

No geral, para conseguir as horas exigidas para se tornar um piloto comercial, o aluno terá um custo em torno de 100 mil reais, que pode variar para mais ou para menos de acordo com o avião usado no treinamento e com os preços de cada aeroclube.

Ao fazer um curso para ser piloto de aviões que une teoria e prática, preparando de forma completa, como é o caso do bacharelado em Ciências Aeronáuticas, o futuro comandante consegue obter descontos maiores nas mensalidades e vantagens com parceiros da escola, barateando o custo de sua formação.

Portanto, fazer um curso para ser piloto de aviões não sai tão caro quanto muitos imaginam, se compararmos com outras graduações mais comuns. Essa pode ser, então, uma excelente oportunidade para você trabalhar com o que ama e decolar seu futuro!

*Valor promocional  pra o primeiro ano do curso (1º e 2º semestre / 2019).

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta