O que o piloto precisa fazer para pousar um avião?

Pousar um avião é um dos momentos mais desafiadores e prazerosos para um piloto. Neste momento ele coloca em prática boa parte do que aprendeu e tem a missão de finalizar o voo de maneira tranquila e segura.

Para isso, é necessário que sejam tomadas diversas medidas e adotar alguns procedimentos padrões, que explicaremos um pouco mais a seguir.

O circuito de tráfego padrão

O aeródromo que não possui regras de tráfego específicas, segue as diretrizes do circuito de tráfego padrão, que define como deve ser o percurso da aeronave durante o processo de aterrissagem.

No circuito de tráfego padrão todas as curvas são feitas para a esquerda, visto que este é geralmente o lado onde fica o piloto, facilitando a visibilidade através da janela do cockpit.

Esse tipo de padronização permite que o tráfego aéreo se mantenha organizado e que, no caso de existir mais de uma aeronave se preparando para pouso, elas saibam sempre qual caminho cada uma fará, evitando colisões.

A carta de aproximação por instrumentos

Em aeroportos onde há grande fluxo de pousos e decolagens e onde os aviões costumam utilizar o sistema de pouso por instrumento (ILS), é comum encontrar procedimentos de descida específicos.

Estes aeródromos costumam ter uma carta de aproximação por instrumentos (IAC), que irá definir e explicar qual a forma correta para efetuar a aproximação e aterrissagem.

O que o piloto precisa fazer durante o pouso

Ao se aproximar da pista o piloto da aeronave precisa seguir uma série de procedimentos e adotar algumas práticas para garantir um pouso tranquilo e seguro.

Primeiramente, ao chegar perto do aeródromo o piloto precisa manter uma altitude padrão de segurança. Bimotores e aviões menores devem estar a 1.000 pés e jatos comerciais a 1.500 pés no momento da aproximação para descida.

Assim, o piloto coloca o avião paralelo à pista onde fará a descida, entrando na chamada “perna do vento”. É neste momento que começam a ser executadas as checagens pré-pouso: checagem de freios, trem de pouso baixado e travado, mistura rica ativada, ajuste dos flaps, checagem de temperatura e pressão, escotilhas e cintos travados, luzes de aterrissagem ligadas, dentre outros.

Após a checagem de todos estes itens o piloto recebe a liberação para pouso e pode se preparar para continuar o procedimento de descida, encaminhando-se para a chamada “perna de base” e, em seguida, para a reta final de pouso.

Neste momento ela já está se posicionando de frente para a pista, diminuindo sua altitude e velocidade. Se não estiver voando com o auxílio de instrumentos, o piloto já deve começar a enxergar as marcações e luzes, que indicam as distâncias, o centro e as bordas da pista e até o local ideal para iniciar o contato com o solo.

Caso a visibilidade seja baixa, existam fortes rajadas ou outras circunstâncias que possam dificultar a aterrissagem, o piloto deve arremeter, fazer todo o processo de aproximação novamente e tentar efetuar o pouso com segurança.  Em último caso, ele pode buscar um novo aeródromo para efetuar a descida.

Vale lembrar que em certas ocasiões é normal ocorrer solavancos. O importante é que o piloto consiga pousar dentro dos limites estabelecidos, sem danos a aeronave e aos passageiros.

Quer aprender a pousar um avião?

Se você sonha em trabalhar como piloto de aeronaves precisa aproveitar a oportunidade e iniciar o curso de ciências aeronáuticas da AEROTD. Aqui você pode começar a estudar de qualquer lugar do Brasil através de uma moderna plataforma de ensino a distância.

Além disso, conta com diversos parceiros distribuídos em alguns estados do Brasil para a execução de aulas práticas, que tem como objetivo transformar você em um piloto 360º, capaz de efetuar diversas funções administrativas, não ficando limitado apenas ao cockpit de uma aeronave.

Esse tipo de formação abre um leque enorme de possibilidades e torna este egresso do curso um profissional altamente capacitado para enfrentar todos os desafios da profissão.

Aproveite, matricule-se agora e comece a decolar seu futuro!

 

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário