9 filmes e séries imperdíveis sobre aviação

Você é um amante da aviação e do cinema? Então, que tal dar play em alguns filmes e séries sobre o tema, aprender um pouco mais sobre essa área e se divertir? Confira nossa lista:

1 – Pan Am

Este seriado conta a história dos pilotos e aeromoças da famosa companhia aérea Pan Am, na década de 60. Excelente pedida para você que quer conhecer mais sobre a história da aviação e como evoluíram as profissões.

capa do filme Pan Am e ao lado print de tela com piloto de comercial de avião e comissário de voo
Fonte da Imagem: Google

2 – Voando Alto

Uma boa comédia que conta a história de Donna Jensen (Gwyneth Paltrow), uma garota pobre que desde criança tem o sonho de se tornar aeromoça e ter uma vida glamourosa, viajando pelos cinco continentes. Porém, logo ao entrar na Escola para Comissárias de Bordo ela percebe que a realidade pode ser um pouco diferente do que ela imagina.

Capa do filme Voando Alto com a atriz Gwyneth Paltrow e ao ldo print de tela do filme
Fonte da Imagem: Google

3 – O Voo

Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane. Sua frieza e conhecimento permitiram que uma aterrissagem praticamente impossível acontecesse.

Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.

O filme é fictício, porém possui forte inspiração no caso do voo da Alaska Airlines 261, de 2000, onde o piloto realizou uma manobra semelhante, mas que não foi bem-sucedida e acabou resultando na morte de 88 pessoas.

Capa do filme O Voo com o ator  Denzel Washington e ao aldo Screenshots de cenas do filme
Fonte da Imagem: Google

4 – Sully: O Herói do Rio Hudson

No dia 15 de janeiro de 2009, logo depois de decolar do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, uma revoada de pássaros atingiu as turbinas do avião pilotado por Chesley “Sully” Sullenberger (Tom Hanks), que não vê outra alternativa a não ser fazer um pouso forçado no rio Hudson.

Com esse ato de bravura e demonstrando extrema maestria nos controles da aeronave, Sully consegue realizar o pouso e salvar 150 passageiros.

Ainda assim, mesmo saindo como um herói, ele não se isenta de enfrentar um rigoroso julgamento interno coordenado pela agência de regulação aérea nos Estados Unidos.

Capa do filme  Sully: O Herói do Rio Hudson com ator Tom Hanks e ao lado Screenshots de cenas do filme.
Fonte da Imagem: Google

5 – Apertem os cintos, o piloto sumiu

Essa comédia da década de 80 está longe de ser baseada em algo real. Mas é super divertida e conta com o mestre do cinema de humor, Leslie Nielsen.

O longa conta a história de Ted Striker (Robert Hays), um piloto veterano com traumas de guerra que é obrigado a assumir o controle de uma aeronave depois que os pilotos e alguns passageiros ficam mal após o jantar. De quebra, ele ainda tenta reconquistar sua ex-namorada, uma comissária de bordo.

Capa do filme Apertem os cintos, o piloto sumiu
Fonte da Imagem: Google

6 – O Barão Vermelho

Este longa alemão (rodado em inglês) de 2008 conta a história do lendário piloto Manfred Von Richtofen, maior às da Primeira Guerra Mundial que, a bordo do seu avião, apelidado de Barão Vermelho, abateu aproximadamente 80 aviões inimigos.

Capa do filme O Barão Vermelho
Fonte da Imagem: Google

7 – Batalha da Inglaterra

Mais um dos filmes clássicos do cinema de aviação. Este longa de 1969 conta a história de uma das maiores batalhas aéreas da Segunda Guerra Mundial.

O longa conta com impressionais cenas de combates simulados entre caças ingleses e alemães. Foram tantas imagens aéreas colhidas, que muitas delas foram reutilizadas em pelo menos outros 10 filmes e documentários.

Capa do filme Batalha da Inglaterra
Fonte da Imagem: Google

8 – Red Tails

Este projeto pessoal de George Lucas apresenta a história do esquadrão Tuskegee Airmen, da antiga Força Aérea do Exército dos EUA. Este grupo composto por recrutas afro-americanos foi um dos primeiros a voar em guerra pelo país.

Um filme com excelentes recursos visuais, ótimo elenco e inspirado em histórias reais.

Capa do filme Red Tails
Fonte da Imagem: Google

9 – VIPs

Filme brasileiro onde Wagner Moura interpreta o vigarista Marcelo Nascimento Rocha, conhecido por assumir diversas identidades falsas. Seu caso mais famoso, é quando ele se apresenta para Amaury Júnior como sendo o dono da Gol, durante o carnaval de Recife. O programa foi ao ar, gerando saia justa para o apresentador e colocando o vigarista na mira da polícia.

Capa do filme VIPs
Fonte da Imagem: Google

Quais filmes de aviação estão faltando?

Conhece mais alguns filmes que não estão nessa lista? Coloque aqui nos comentários! Conte pra gente o que achou e vamos criar uma lista ainda maior e cheia de filmes ótimos sobre essa área que todos amamos.

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta