5 requisitos para ser um piloto de sucesso

Em algumas profissões você pode encontrar o sucesso e a fama da noite para o dia. Um cantor pode ver sua música estourar e ser alçado ao mais alto patamar de sua carreira em um dia. No entanto, na aviação, este processo é diferente. Um piloto de sucesso, aquele reconhecido por sua experiência e capacidade de lidar com situações adversas, é formado ao longo de muito estudo e horas de voo. Isso requer tempo, dedicação e foco.

A seguir, trouxemos algumas dicas para você que deseja decolar sua carreira e se tornar um piloto diferenciado.

1 - Acumule muitas horas de voo

Quanto mais tempo o piloto passar comandando uma aeronave, mais ele aprende a controlar estas máquinas e a gerenciar situações adversas que podem ocorrer durante o voo. Por isso, é essencial acumular o máximo de horas de voo possíveis para se tornar um piloto de sucesso.

Geralmente são necessárias cerca de 200 horas de voo, adquiridas durante o curso para Piloto Privado e Piloto Comercial. Com estes cursos completos e o CHT em mãos, já é possível trabalhar em escolas de aviação, empresas particulares ou buscar vagas em cias áreas.

Neste artigo anterior, explicamos as diferenças entre as habilitações PP e PC e mais detalhes sobre os requisitos necessários para adquiri-las. Vale a pena a leitura.

É importante lembrar também que é possível acumular horas de voo por meio do treinamento em simuladores e através de um curso de Ciências Aeronáuticas. Outro artigo anterior em nosso blog explicou porque investir em um curso superior de Ciências Aeronáuticas é um bom negócio e um desses motivos é que dentro da sua carga-horária, estão previstas 200 horas de instrução prática de voo.

Ou seja, a prática é a melhor amiga do piloto de sucesso. Não perca nenhuma oportunidade de voar por aí.

acumele muitas horas de voo
Fonte da Imagem: Google

2 - Fale mais de um idioma

Se você quer decolar a sua carreira, um dos caminhos é se tornar piloto de linha aérea internacional. E um dos principais requisitos para isso é ter fluência em outras línguas.

Ainda que o Curso Superior de Ciências Aeronáuticas possibilite isso através das cadeiras de Inglês Técnico I, II, III e IV, que abordam praticamente tudo que você precisa saber para exercer bem a carreira de piloto internacional, é importantíssimo continuar se aprimorando.

Invista em cursos extras, tanto de inglês, como espanhol e também na língua oficial da cia aérea para a qual você deseja uma vaga. Se você sonha em trabalhar na Air France, por exemplo, é recomendável que você saiba falar francês.

Investir em cursos para melhorar sua fluência em outras línguas nunca será um desperdício. Quanto mais você for fluente, mais chances você tem de conseguir se tornar um piloto de sucesso.

fale mais de um idioma
Fonte da Imagem: Google

3 – Tenha experiência em aviões a jato

Quanto mais tempo o piloto tem de carreira, mais habilidade ele vai conquistando no manejo dos diversos tipos de aeronaves. Um dos requisitos para ser um piloto de sucesso é saber voar em aeronaves a jato.

Geralmente os pilotos de linhas aéreas comerciais recebem treinamento para conseguir habilitações TIPO, especialmente voltadas para determinado modelo de avião.

Se a companhia que você deseja trabalhar utiliza aviões modelo Boeing 737, por exemplo, é interessante fazer curso que ensinem a pilotar este tipo de aeronave.

tenha experiência em aviões a jato
Fonte da Imagem: Google

4 – Tenha paixão por aprender

A aviação é uma área muito dinâmica e tecnológica. É praticamente impossível ficar na zona de conforto. E se você quer ser um piloto de sucesso, definitivamente precisa se mexer, buscar novas experiências e, principalmente, ter paixão por aprender.

Você vai precisar ler muito, conhecer o funcionamento de novas aeronaves e seus equipamentos, além de estar sempre aprimorando habilidades gerenciais e comportamentais.

Um avião parado não levanta voo. E um piloto parado também não faz sucesso!

tenha paixão por aprender
Fonte da Imagem: Google

5 - Um piloto de sucesso precisa de um curso superior

O piloto que possui um curso superior em Ciências Aeronáuticas consegue obter muito mais conhecimento técnico e pode desenvolver mais sistematicamente suas habilidades e desempenhar melhor sua função.

Este piloto extrapola os limites do seu cockpit, conseguindo desenvolver uma visão sistêmica da atividade aérea, entendendo melhor o funcionamento de diversas áreas como: gerenciamento de pessoas e crises, legislação e normas da aviação, deontologia aplicada à atividade do aeronauta, psicologia aplicada, empreendedorismo, gestão ambiental e sustentabilidade, geopolítica, logística aplicada, inovação e tecnologia na aviação, dentre tantos outros campos do conhecimento.

Portanto, se você quer se tornar um piloto de sucesso, leve essas dicas em consideração e comece da melhor forma: escolhendo nosso curso superior em Ciências Aeronáuticas. Venha decolar seu futuro com a gente!

um piloto de sucesso precisa de um curso superior
Fonte da Imagem: Google

fontes

https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/4-dicas-para-ser-um-piloto-internacional/

https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/8-vantagens-para-se-fazer-o-curso-de-ciencias-aeronauticas/

https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/por-que-investir-em-um-curso-superior-em-ciencias-aeronauticas-e-um-bom-negocio/

https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/como-ter-sucesso-na-carreira-de-piloto-de-aviao/

Guilherme-Santos

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário