A Gestão do Tempo

A gestão do tempo é uma das características do profissional que é capaz de otimizar as suas tarefas e prioridades fazendo com que a sua rotina mesmo sendo corrida, se torne mais leve, melhorando a sua produtividade.

Podemos resumir o gerenciamento do tempo como a quantidade de tempo que e gasto em cada tarefa do seu dia.
Quantas vezes na sua vida você no seu trabalho ou até mesmo na vida pessoal sentiu que o dia não rendeu o que deveria, chegando ao final dele com o pensamento de “Eu poderia ter feito melhor”?

Nem sempre estar ocupado todo o tempo quer dizer que você esteja produzindo de maneira correta. Esse conceito é aplicado a todo o momento no campo da aviação, onde índices como pontualidade são extremamente exigidos, ou seja, sem um gerenciamento correto de cada etapa da operação os objetivos não serão atingidos.

O profissional que sabe gerenciar bem o seu tempo no campo profissional na maioria das vezes terá a mesma habilidade para gerir a sua vida pessoal, conseguindo assim ter mais momentos de lazer e relaxamento com sua família e amigos.

Separamos para você 6 estratégias para uma Gestão do Tempo:

Crie listas de prioridades

Uma estratégia eficiente da gestão do tempo para saber o que deve ser priorizado no seu dia é realizar listas de tarefas e identificá-las de acordo com a sua urgência:

PA = Prioridade Alta
PM = Prioridade Média
PB = Prioridade Baixa

Na aviação você vai se deparar com inúmeros momentos nos quais tomará a responsabilidade de realizar mais de uma tarefa, seja no atendimento no check-in ou até mesmo na sala de embarque, vamos pensar na seguinte situação:

Você está a 2 minutos de iniciar o embarque de um voo lotado que já está atrasado e precisa ser finalizado com segurança no menor tempo possível.  Um passageiro de outro voo começa a pedir inúmeras informações sobre compra de passagens. Qual a sua prioridade?
A resposta parece até certo ponto óbvia em relação à prioridade, mas às vezes com receio de ser interpretado como mal educado ou por não saber como lidar com mais de uma tarefa, pode fazer com que o colaborador perca totalmente o controle da situação.

controle da situação
Fonte da Imagem: Google

A seguir, sugerimos uma ferramenta que pode ser aplicada na sua gestão do tempo que poderá ser aplicada, tanto mentalmente em situações como a descrita anteriormente, como também em planilhas e anotações. Esta é uma ótima dica para planejar o seu dia de trabalho!

Delegar tarefas

O acumulo de tarefas pode ser um grande inimigo da gestão do seu tempo, indicado principalmente para cargos de liderança, saber delegar as tarefas de acordo com o talento e habilidades de cada colaborador pode fazer com que a equipe se sinta ainda mais confiante e com que as metas sejam cumpridas no melhor tempo possível.
Lembre-se que mesmo ocupando um cargo de liderança você não pode estar em todos os locais ao mesmo tempo e a operação da aviação ocorre em diversos setores!

acumulo de tarefas
Fonte da Imagem: Google

Priorizar o trabalho

Antes do dia começar, faça uma lista das tarefas que precisam da sua atenção imediata. Lembre-se que as tarefas não tão importantes podem consumir e atrapalhar a sua gestão do tempo e que podem desviar a atenção daquelas tarefas que exigem execuções e finalizações mais rápidas. Isso sem contar que algumas das tarefas têm que ser terminadas naquele mesmo dia, enquanto outras podem esperar um pouco mais. Em suma: priorize suas tarefas e foque naquelas que são mais importantes.

checklist
Fonte da Imagem: Google

Defina Deadlines

Além de ter a consciência das prioridades de cada tarefa, na gestão do tempo é fundamental definir exatamente em quanto tempo ela deve ser realizada e  definir uma “data limite’” vai te dar exatamente o senso de urgência que ela precisa.

deadline
Fonte da Imagem: Google

Comece cedo

Um hábito recorrente em profissionais de sucesso é começar suas tarefas o mais cedo possível pela manhã. O hábito de acordar cedo vai te deixar mais calmo, criativo e com mais tempo durante o dia para realizar suas atividades, é claro que essa não é uma regra definitiva e deve-se respeitar o seu tempo de descanso, mas tente esse hábito novo por algumas semanas e veja a diferença!

acordar cedo
Fonte da Imagem: Google

Faça pausas durante o dia

Por muitas vezes durante o dia nos encontramos em grandes situações de estresse pelo acúmulo de tarefas, por isso é saudável realizar pequenas pausas para respirar e acalmar a mente, esse pequenos tempos fazem a diferença.

Essas são algumas dicas para melhorar a sua Gestão do Tempo. Ao aplicá-las você irá, além de aumentar a sua produtividade, fará com que seus colegas e superiores o enxerguem como um profissional melhor e aumentará ainda mais as suas chances de crescimento!

A AEROTD Faculdade de Tecnologia disponibiliza na grade do seu Curso Superior de Tecnologia do Transporte Aéreo, nesse curso você pode conhecer ainda mais sobre a operação diária dos aeroportos, além de noções sobre Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos na Aviação Civil, não perca tempo!

Visite o site https://aerotd.com.br/ e tenha ainda mais informações!

Referências:

https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/importancia-boa-gestao-tempo-trabalho/
https://www.treasy.com.br/blog/estrategias-para-gestao-do-tempo/
https://www.siteware.com.br/produtividade/o-que-e-gestao-tempo/

Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta