O Líder e o Chefe na Aviação

O Líder e o Chefe na Aviação

Você conhece a diferença entre líder e chefe? Saiba que enquanto um tem a capacidade de levar a equipe ao seu desempenho máximo, o outro pode fazer com que a mesma se desmotive e perca toda a sua estrutura.

O Líder

Ser um líder de sucesso é o objetivo de muitos profissionais hoje em dia, ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma habilidade com a qual poucos nasceram, ela pode ser desenvolvida através de conhecimentos técnicos e principalmente com a experiência do dia a dia.

A visão sistêmica é uma das principais qualidades de um líder de sucesso, saber enxergar todos os setores e colaboradores da empresa é um importante atributo do líder para perceber o que deve ser mantido e o que deve ser melhorado.
Além disso, a postura do líder é democrática e procura escutar a todos antes de tomar qualquer decisão, valoriza bastante a motivação e valoriza o atingimento de metas, oferecendo promoções, planos de carreira e prêmios.

O líder de sucesso nunca deve parar de se aprimorar, pois o mercado está em constante mudança, o que os colaboradores precisavam ontem pode não ser mais a principal necessidade deles atualmente.

O Lider e o Chefe na Aviação
Fonte da Imagem: Google

Veja abaixo as principais características de um líder:

•    São extremamente respeitados por sua equipe, não cobra somente os resultados mas tenta ao máximo encontrar as melhores maneiras de alcançá-los.
•    Inspira as pessoas através de sua visão de futuro.
•    Sempre ouve sua equipe e delega os poderes
•    Procura sempre se capacitar e capacitar seus colaboradores
•    Exercita a empatia se colocando no lugar do outro
•    Tem personalidade conciliadora sempre tentando resolver os problemas de sua equipe

Vamos agora entender melhor sobre o que é o Chefe e como ele atua na empresa.

O Chefe

O chefe já é uma figura famosa na sociedade, pelas suas características autoritárias, chegando até mesmo a lembrar características militares, esse profissional costuma dispensar o diálogo e busca sempre os resultados sem reconhecer as necessidades de seus funcionários.

O chefe não aceita ser contrariado, são temidos ao invés de serem respeitados e para eles o trabalho bem feito é uma obrigação do funcionário.
Veja abaixo as principais características de um chefe:

•    É extremamente autoritário
•    Não dá atenção aos conflitos internos de sua equipe
•    Centraliza o poder e tomadas de decisão para si
•    Não compartilha informações
•    Não divide o crédito com sua equipe

A boa notícia é que a liderança é uma habilidade que pode ser adquirida e não um “dom divino” que apenas poucos nasceram com ele.  Baseado nas diferenças anteriormente citadas, seguem abaixo algumas características que podem ser aprendidas:

•    Buscar conhecimento diariamente
O líder precisa estar sempre atualizado, buscar novos conhecimento através de cursos, palestras, livros, pois toda fonte de informação é válida!

•    Procure melhorar a cada dia
Não se acomode, a competição hoje em dia esta cada vez mais acirrada, aquele que acredita saber de tudo acaba perdendo seu espaço para outro profissional com mais disposição e vontade.

•    Otimize seu tempo
Como foi apresentado acima, o verdadeiro líder sabe delegar as funções e confiar na sua equipe, isso se deve a necessidade do mesmo em otimizar o seu tempo e procurar focar no que realmente deve ser feito, a visão estratégica deve ser seu foco, sem com isso se desligar totalmente da parte operacional.

 

O Lider e o Chefe na Aviação
Fonte da Imagem: Google

Como o Líder atua no setor da Aviação?

O setor da aviação lida diariamente com situações que fogem da zona de conforto dos colaboradores e principalmente dos líderes que se veem em momentos de crise e de tomada decisão. Tudo isso certamente faz a diferença entre uma operação bem-sucedida ou um pequeno problema que pode se tornar uma grande crise.
Quando falamos das operações de solo, existem diversos setores que integram a operação:

Check in
Loja e vendas de passagens
Achados e Perdidos (LL)
Embarque
Desembarque
Pista

Cada um desses setores precisa de uma orientação para que a operação seja bem-sucedida, é necessário que o líder coordene bem a equipe de check in para que não se formem filas imensas, gerando uma primeira impressão negativa para o passageiro.
Quando falamos de vendas de passagens, cabe ao líder repassar as metas da empresa para os colaboradores e fazer com que os mesmos se motivem a atingi-las encontrando ferramentas para tal e sabendo cobrar no momento certo.
No setor de achados e perdidos, o líder deve designar aos profissionais que estejam preparados para lidar com a pressão dos passageiros extremante insatisfeitos com a perda ou danificação de suas malas.
Nesse caso o líder deve conscientizar o colaborador sobre todas as possibilidades de negociação que o mesmo possui para usar com o passageiro.

Áreas de embarque são extremamente importantes, pois são nelas que acontecem toda a organização que antecede a entrada do passageiro na aeronave. É justamente nela que os cuidados devem ser redobrados, em relação a conferencia de documentos, pontualidade e conforto dos passageiros.

Quando falamos em situações de cancelamentos e atrasos, saber lidar da maneira mais tranquila, conscientizando os passageiros de que a situação será solucionada da melhor maneira possível.

Existem ainda os colaboradores que ficam na pista e tem a responsabilidade de despachar o voo (cuidar de toda a documentação, peso, balanceamento, combustível, etc), eles também precisam do apoio do líder para realizar o embarque e prezar, acima de tudo, pela segurança até que a aeronave decole.

Para atuar e coordenar bem todos esses setores, o líder que atua na aviação e mais especificamente em uma companhia aérea, deve ter o domínio do conhecimento prático e teórico de todas essas áreas e também saber lidar bem com pessoas.

O conhecimento de cursos como o de Tecnologia do Transporte Aéreo da AEROTD, além de familiarizar o aluno com vários termos e situações do dia a dia de um aeroporto, também possui disciplinas na área de Recursos Humanos, Administração e Gestão para te deixar um profissional ainda mais preparado!

O Lider e o Chefe na Aviação
Fonte da Imagem: Google

 

Se você deseja se tornar um líder na aviação porque se identificou com as suas características, esse mundo é para você! Venha para a AEROTD e decole seu futuro.

Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Um comentário em “O Líder e o Chefe na Aviação

  1. Muito boa esta matéria!!!

    Trabalho na aviação e respondo a dois supervisores um eu considero Chefe e o outro um Líder
    Tenham certeza que quando estou trabalhando com o supervisor Líder o meu dia é bem mais proveitos e leve.
    Precisamos de pessoas mais bem instruídas (mais Lideres) no setor aéreo Brasileiro!!!!!

Deixe uma resposta