O que preciso fazer para trabalhar no check-in do aeroporto?

Trabalhar no check-in do aeroporto pode ser uma excelente opção para quem quer começar sua carreira e iniciar um caminho de sucesso no setor aéreo.

A função é uma das mais importantes em uma companhia aérea, justamente porque é onde o passageiro tem o seu primeiro contato direto com a empresa prestadora do serviço. É este atendente que emite ou troca passagens, marca assento, efetua check-in, dentre outras atribuições.

Vantagens em trabalhar no check-in

O profissional encarregado de trabalhar no check-in do aeroporto se torna uma peça importante para a empresa. É ele que atende o público e, por esse motivo, acaba aprendendo a se relacionar melhor, resolver conflitos, solucionar problemas e, assim, se torna uma peça chave para a companhia aérea.

Dessa forma, quem deseja crescer no ramo pode encontrar no serviço de atendimento para check-in uma excelente maneira de subir na carreira e conseguir outros postos de trabalho.

Inclusive, a maioria das companhias aéreas possui planos de cargos e salários que já contemplam a subida de postos e melhoria de ganhos depois de determinados períodos desempenhando uma função.

O horário de trabalho é flexível, geralmente são períodos curtos de 6 horas diárias, com escalas, o que permite que o profissional possa fazer outras atividades, inclusive estudar.

Aquele que escolher trabalhar no check-in do aeroporto poderá ter direito a outros benefícios além do seu salário base como, por exemplo, vale alimentação, plano de saúde, concessão de passagens para si e seus familiares, treinamentos constantes e em alguns casos até participação nos lucros, complementação de aposentadoria e 14º salário.

O que preciso fazer para ser contratado?

O profissional que deseja trabalhar no check-in do aeroporto precisa ter apenas segundo grau completo e pode, inclusive, ser contratado como menor aprendiz. Porém, muitas empresas preferem contratar profissionais mais experientes e com algumas características.

Como esta é uma área que lida diretamente com diversos tipos de pessoas de variados lugares, as cias aéreas dão preferência para aqueles que saibam falar inglês ou espanhol, pelo menos.

Além disso, é necessário que o atendente tenha uma excelente apresentação pessoal, saiba se vestir, seja asseado e, claro, tenha uma comunicação clara e eficiente, se portando sempre de forma educada e prestativa.

Para trabalhar no check-in do aeroporto o profissional precisa ser extremamente paciente e educado, tratando da melhor forma todos os clientes, afinal, ele será o primeiro contato que o passageiro terá com a cia aérea.

É importante que o postulante a vaga tenha algum curso ou qualificação que o diferencie dentre os demais. Dessa forma o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo pode ser uma boa opção para quem necessita se qualificar para esta e diversas outras funções dentro desta área.

Como o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo pode facilitar sua contratação?

Os alunos deste curso aprendem diversos assuntos essenciais em muitas funções no setor aéreo e, por esse motivo, se tornam coringas, pretendidos em qualquer companhia.

O Tecnólogo em Transporte Aéreo estará habilitado para atuar no planejamento logístico e operacional de um sistema de transporte aéreo, gerenciar recursos humanos e materiais para o desempenho de diversas tarefas, de acordo com a legislação geral e específica.

Ao final do curso ele será capaz de trabalhar no check-in, bem como desempenhar diversas outras funções, tais como: planejar serviços e implementar atividades, administrar e gerenciar recursos, promover mudanças tecnológicas, aprimorar condições de segurança, de qualidade, de saúde e proteção ambiental dos processos da Aviação Civil.

Logo ao final do primeiro semestre de curso já é possível que o aluno tire seu certificado de comissário de voo e também esteja apto a trabalhar nessa função.

Portanto, de fato trabalhar no check-in do aeroporto pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso na aviação. Mas, sem dúvidas, ingressar em um curso superior facilitará ainda mais essa caminhada, permitindo que você decole se futuro!

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

3 comentários em “O que preciso fazer para trabalhar no check-in do aeroporto?

Deixe uma resposta