O Profissional Multifuncional na Aviação

O termo profissional multifuncional tem se tornado cada vez mais frequente nas grandes empresas e é uma das características primordiais para ter uma carreira de sucesso, principalmente na aviação.

É possível definir "profissional multifuncional" àquele que é capaz de exercer mais de uma função na empresa em que trabalha, pois ao longo de sua trajetória procura sempre agregar uma série de competências.

Ser um profissional multifuncional, além de tornar você um colaborador com mais chances de crescimento dentro da própria empresa, faz com que você garanta a sua empregabilidade e com isso se posiciona melhor diante do competitivo mercado de trabalho.

Fazer somente o básico ou apenas o que a sua função pede já não é mais garantia de estabilidade na empresa, uma vez que o mercado está em constante mudança, as empresas mudam suas hierarquias e passam cada vez mais autonomia para os colaboradores, ter uma visão sistêmica e saber um pouco sobre cada setor do ramo no qual você trabalha, é essencial.

Essa visão sistêmica pode ser um ponto positivo se você deseja uma promoção, afinal um líder de qualidade precisa ter domínio e conhecer os procedimentos da empresa como um todo.

O profissional multifuncional na Aviação

No setor da Aviação, a operação dentro de um aeroporto é extremamente complexa e conta com profissionais executando várias funções, vamos conhecer alguns setores abaixo:

•    Auxiliares

Realizam o filtro das filas, cuidando para que cada passageiro seja atendido com qualidade em seu espaço específico. É muito importante que esses colaboradores estejam alinhados com o andamento da operação e realizem um ótimo atendimento, pois eles são o cartão de visita e a primeira impressão do passageiro ao chegar no aeroporto.

auxiliares em aeroportos
Fonte da Imagem: Google

•    Check in

Realiza o atendimento e despacho de bagagens do passageiro, é importante que esse colaborador esteja atento a regras para aceitação da empresa, em caso de documentos e procedimentos de segurança, sem nunca perder a cordialidade.

check in em aeroportos
Fonte da Imagem: Google

•    Loja

Espaço no aeroporto dedicado a venda de passagens, o colaborador que ocupa esse setor geralmente tem metas a serem batidas, pois grande parte da receita das companhias aéreas vem da venda de passagens no aeroporto.

lojas em aeroportos
Fonte da Imagem: Google

•    Embarque

Equipe responsável por embarcar e pela operação que leva o passageiro em segurança até a aeronave prezando também pela pontualidade.

embarque de passageiros em aeroportos
Fonte da Imagem: Google

•    Desembarque

O colaborador desse setor deve estar atento ao atendimento de prioridades como cadeirantes e crianças que estão viajando desacompanhadas, trabalha em conjunto com o LL.

•    LL (Lost Luggage – Bagagens extraviadas) : setor administrativo responsável pelo controle de bagagens danificadas e extraviadas, lidam diretamente com o passageiro para resolver dúvidas e conflitos em relação a alguma ocorrência.

•    Check out (Acomodação em casos de atrasos e cancelamentos): setor responsável pela acomodação de passageiros em caso de cancelamentos e atrasos, trabalha juntamente com as outras companhias.

•    KO (Planejamento da malha de voos, pousos e decolagens): setor dedicado ao planejamento da malha de voos do dia, alinhando os pousos e decolagens com a pontualidade e operação do aeroporto.

desembarque de passageiros em aeroportos
Fonte da Imagem: Google

Todos os setores sitados anteriormente podem ser encontrados dentro do aeroporto, além dos departamentos que são criados exclusivamente para dar apoio para  executar o planejamento da operação, como malha de voos, escala de tripulantes, setor de reservas internacionais, entre outros. Por essa razão, é que o profissional multifuncional se torna tão importante e precisa ter o interesse em entender como funciona cada uma dessas partes da operação e com isso ter os atributos necessários para se tornar um colaborador mais completo.

Nas empresas aéreas, muito provavelmente você vai ser colocado em cada uma dessas funções, seja espontaneamente pelos líder para desenvolver suas habilidades e encontrar o setor no qual você possui melhor desempenho, ou até mesmo em situações de emergência, onde todos devem se ajudar como uma equipe para que a operação saia da melhor maneira possível.

Referências:
https://administradores.com.br/artigos/multifuncionalidade-o-novo-perfil-do-funcionario-do-seculo-xxi
https://www.ibccoaching.com.br/portal/vida-profissional/multifuncionalidade-trabalho-importancia-e-valor/

Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta