O Profissional Resiliente na Aviação

O Profissional Resiliente na Aviação

Veja nesse texto o significado do termo resiliência e como se tornou uma característica tão bem vista pelo mercado de trabalho da aviação.

O que é Resiliência?

A palavra resiliência é originada do latim resiliens, e significa voltar ao estado normal, esse conceito pode se aplicar a diversos contextos.
No contexto ecológico se refere a capacidade de um sistema recuperar o equilíbrio após ter sofrido uma perturbação, na psicologia a pessoa resiliente é aquela que consegue lidar com seus problemas e obstáculos, não cedendo a pressão.

Esse conceito também pode ser aplicado na administração, em empresas que possuem diversos tipos de processos e mudanças diariamente, para se adaptar é necessário que o profissional saiba lidar com todo esse estresse, fazendo com que cada erro e obstáculo se torne um aprendizado, criando um processo de evolução constante.

o profissional resiliente na aviação
Fonte da imagem: Google

Resiliência e Aviação

No setor da aviação, que é o nosso principal foco, o profissional resiliente se torna uma peça chave já que estamos em um segmento com constantes mudanças e desafios diários.

Esses desafios podem estar associados a diversos fatores como por exemplo:

•             Comportamentos imprevisíveis que surgem de acordo com o estado emocional de um passageiro;

•             Condições meteorológicas, operações de outras companhias aéreas na pista;

•             Fadiga e cansaço devido a várias horas de voo, no caso de pilotos e comissários.

Estes e diversos outros procedimentos nem sempre são realizados no ambiente mais favorável possível, pois o aeroporto é uma área com grande movimentação de pessoas e existem inúmeras situações que podem tirar segundos essenciais de atenção do profissional.

As empresas do segmento da aviação preparam de maneira intensiva os seus colaboradores, seja ele um despachante, um funcionário de empresas terceirizadas que cuida do carregamento das aeronaves, assim como fiscais de pátios e agentes de segurança.

As empresas do segmento da aviação em preparam de maneira intensiva os seus colaboradores através de cursos, seminários e briefings para todos os procedimentos e situações que podem acontecer no dia a dia do aeroporto e também a bordo das aeronaves. Todo esse investimento tem como intenção fazer com que todos os procedimentos sejam executados com 100% de segurança.

Sendo assim, o profissional da aviação deve estar sempre atento não apenas aos seus procedimentos, mas também com tudo o que acontece ao seu redor e devem saber como lidar com os erros e com as situações adversas.

o profissional resiliente na aviação blog decole seu futuro aerotd
Fonte da imagem: Google

Erros são passíveis de acontecer, isso é fato, porém como o profissional vai lidar com esses erros é o que irá fazer toda a diferença, e é aí que entra a resiliência.

O que torna um profissional Resiliente?

As pessoas resilientes se destacam principalmente pela sua maneira de encarar as situações difíceis, sua força de superação e força de vontade podem ser decisivas ao motivar uma equipe. O profissional resiliente por si só já possui um grande diferencial competitivo, abaixo podemos ver mais características desse profissional:

•    Criatividade
•    Melhor adaptação a mudanças
•    Rápida tomada de atitude
•    Menor vulnerabilidade ao erro
•    Autoresponsabilidade ao lidar com as consequências de seus erros e escolhas
•    Autoconfiança
•    Domínio de suas próprias emoções

Veja abaixo algumas dicas para se tornar um profissional mais resiliente:

•    Desenvolva o seu foco

De nada adianta desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo e reduzir a qualidade dos seus resultados, planejamento é a chave para que cada processo tenha seu tempo de execução correto, dessa maneira você evitará erros por falta de atenção e consequentemente ter que realizar o trabalho novamente.

•    Controle sua impulsividade

A ansiedade por resolver as coisas de uma vez, pode por tudo a perder e fazer com que você tome decisões precipitadas, pense bem antes de agir!

•    Pratique a auto análise

É necessário sempre analisar suas ações e aprender com cada uma delas, agir automaticamente, fará com que você sempre cometa os mesmo erros ou se os seus resultados já são bons fará com que você deixe de atingir a excelência.

•    Desenvolva criatividade para responder aos estímulos negativos

Nem sempre nos encontramos no melhor ambiente de trabalho, com o melhor chefe, ou com o emprego que desejamos para nossa vida. Experimente ver essas circunstâncias como oportunidades de aprendizado e como mais uma etapa na sua carreira, extraindo  o melhor de cada situação , fará com que as coisas fiquem mais leves e fluam naturalmente.

•    Pare de se vitimizar

O único responsável por tudo o que acontece é você mesmo! Ao cometer um erro, nada de responsabilizar terceiros ou circunstâncias que estão fora do seu alcance.
Esse hábito vai diminuir a sua capacidade de auto análise e do ambiente e por consequência o seu aprendizado.

•    Veja soluções ao invés de problemas

Ao encarar uma situação adversa no trabalho, procure enxergá-la como um desafio e não um problema, essa visão positiva e confiante fará com que as soluções apareçam de maneira mais fácil e rápida.

Essas foram algumas dicas como se tornar um profissional resiliente. E você? Gostaria de ser um protagonista não somente na sua equipe de trabalho mas também em sua vida?

O curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo da AEROTD irá ajudar você a se tornar um profissional resiliente, pois a Grade Curricular deste curso atua no planejamento logístico e operacional de um sistema de transporte aéreo, além de ensinar você a gerenciar recursos humanos e materiais para o desempenho de diversas tarefas.

o profissional resiliente na aviação blog decole seu futuro aerotd 03
Fonte da imagem: Google

Se você deseja gerenciar ou supervisionar aeroportos; gerenciar ou supervisionar uma empresa aérea; gerenciar operações aeroportuárias e operar no atendimento aeroviário esta oportunidade é para você. Vamos lá! Não perca mais tempo, fale com a nossa equipe e decole seu futuro.

Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta