Planejar seus objetivos: 5 passos que você precisa conhecer

PLANEJAR SEUS OBJETIVOS

Para falar sobre como planejar seus objetivos, vamos supor que você gostaria de trabalhar como comissário ou comissária em uma empresa aérea.

Certamente muitas ideias virão à sua mente, mas assim como diversos objetivos que você tem em sua vida pessoal ou profissional, existem certas perguntas que devem ser feitas para que você corra atrás das respostas, pois é preciso ficar muito nítido em sua mente se a sua vontade é compatível com o que precisa de fato ser feito para materializar o seu desejo ou sonho.
Vamos as perguntas que refletem os passos que você precisa para poder planejar seus objetivos:

1 - VOCÊ TEM CLARO EM SUA MENTE O QUE VOCÊ DESEJA?

Para aprender a planejar seus objetivos é necessário primeiramente deixar isso muito claro em sua mente.

A primeira ação é: ESCREVA O SEU OBJETIVO em uma agenda ou em um mural. Acredite! Este será o primeiro grande passo para materializar o seu objetivo, pois é importante que você memorize-o todos os dias, pois essa estratégia trará a motivação constante do motivo principal dos seus esforços, ou seja; EU QUERO SER UM COMISSÁRIO ou EU QUERO SER UMA COMISSÁRIA.

Lembre-se! A mente humana tem poderes incríveis, mas você precisa exercitar as ideias e claro, colocá-las em prática, é preciso “ir a luta”.

mente humana poderes incriveis
Fonte da Imagem: Google

Por falar em luta, o mestre das artes marciais, Bruce Lee já dizia: Eu não tenho medo do homem que praticou 10.000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes. Prova de que é preciso repetir o movimento para aperfeiçoá-lo.

2 - QUANTO TEMPO É PRECISO PARA PLANEJAR SEUS OBJETIVOS E QUANTO TEMPO SERÁ NECESSÁRIO PARA REALIZÁ-LO

Após a definição desse objetivo é necessário colocar os passos que serão necessários para atingi-lo, é importante que saiba quais são os esforços necessários e quanto tempo cada etapa levará e é nessa hora que você precisa parar para planejar e fazer os levantamentos de todos os passos que devem ser cumpridos para a sua realização.

Após o estudo e a definição dos procedimentos, vamos a parte da ação! A atitude constante em prol do seu objetivo é primordial, de nada adianta realizar todo o estudo e planejamento se você ficar sentado o dia inteiro utilizando desculpas e imprevistos para justificar a sua inércia.

Uma dica muito importante é ter acesso a tudo que for relacionado a carreira, no caso de você decidir ser um comissário ou comissária, leia tudo o que puder sobre isso. Leia blog, aqui mesmo no DECOLE SEU FUTURO tem incontáveis matérias que irão ajudar você, assim como revistas, vídeos no Youtube, depoimentos de profissionais que foram contratados, entre nos sites da cias aéreas, enfim, consuma tudo o que puder para ficar expert no assunto. Hoje temos tudo a disposição, basta ter um celular e acesso a internet.

leia tudo sobre o assunto
Fonte da Imagem: Google

3 - QUAIS SÃOS OS MEUS PONTOS FORTES E FRACOS?

Basicamente essa é uma autoanálise que visa conhecer as suas competências e se elas são suficientes para atingir o seu objetivo.

Voltando ao exemplo citado anteriormente, à respeito do cargo de Comissário(a) de Voo. Faça uma auto-análise e verifique se você está com o(s) seu(s) idioma(s) em um nível de acordo com o exigido pelas Companhias Aéreas, se já organizou um bom currículo, ou seja, pesquise bastante sobre o que é necessário para se tornar esse profissional e estabeleça as metas, procure portanto, alinhar o seu perfil profissional com as exigência das empresas. Mais uma dica: consulte no campo de pesquisa, aqui mesmo no blog, ao final da página. Você irá se surpreender com a quantidade de informações que temos para te ajudar.

Se a resposta for negativa, não desanime, pelo contrário, planeje-se e providencie as metas para melhorar essas competências!

pesquise e estabeleça metas
Fonte da Imagem: Google

4 - QUANDO DEVO COMEÇAR A AGIR?

Essa é uma pergunta chave e a resposta é AGORA! Enquanto muitas pessoas ficam somente no planejamento, esperando o momento perfeito para agir é importante destacar que o momento perfeito simplesmente não existe, as circunstâncias vivem mudando e nem sempre elas estarão a seu favor, mas você tendo consciência disso, terá tudo para se tornar o verdadeiro profissional de sucesso, sabendo agir e encarar essas circunstâncias de frente, com a persistência que sempre é exigida para atingir qualquer objetivo que possa valer a pena.

profissional de sucesso
Fonte da Imagem: Google

5- ESTOU AGINDO DA MANEIRA MAIS EFICAZ POSSÍVEL?

Após todo o planejamento e ação, é normal cometer erros durante o caminho ou que alguns resultados não venham da maneira que esperamos, essa é mais uma etapa de análise, na qual se localizam os erros e pontos que precisam ser melhorados e revisados, para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente.

cometer erros
Fonte da Imagem: Google

Bem, é isso, eu espero que com essas dicas você possa ter ampliado a noção para planejar seus objetivos, pois deixar os seus sonhos nas mãos do destino pode ser um péssimo negócio, seja uma pessoa de atitude e busque o que realmente te faz feliz!

Vamos lá! É hora de planejar seus objetivos e aprimorar suas competências!

A AEROTD - Faculdade de Tecnologia e o seu Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo com Terminalidade em Comissário de Voo é o único no Brasil, pois formará você como Comissário(a) de Voo e também com diploma de curso superior. Este é um dos cursos mais completos e atuais do mercado. Não perca mais tempo, acesse as informações no site.

Manoel Nascimento é formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo e Pós-Graduando em Administração de Pessoas.
Durante sua carreira, trabalhou a bordo de navios de cruzeiro e como líder de equipes na área da hotelaria, atualmente trabalha como agente de aeroporto.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta