Você sabe o que é uma situação de reforço técnico na carreira do mecânico de aeronaves?

Todos conhecem a fama de que os comissários e pilotos são os que mais viajam nas companhias aéreas, podendo sempre conhecer novos lugares, pessoas e culturas. No entanto, o que poucos sabem é que os mecânicos também podem fazer isso quando são requisitados para um reforço técnico.

A seguir você vai entender o que isso significa e as vantagens que um mecânico de aeronaves pode ter e, claro, como aproveitar esta oportunidade da melhor maneira possível.

O que é o reforço técnico?

Um avião não levanta voo sem que esteja tudo em ordem e todas as medidas de segurança tenham sido tomadas. Por esse motivo os mecânicos são tão importantes em uma cia aérea. Sem eles tudo para e ninguém mais decola ou pousa.

Grande parte do mérito de o avião ser o segundo meio de transporte mais seguro do mundo (só perdendo para o elevador!), vem do excepcional trabalho desenvolvido pelos mecânicos.

Para ser mecânico é preciso estudar muito e entender cada detalhe de uma aeronave, tanto a parte mecânica, quanto elétrica, eletrônica e até a parte de funilaria. Além disso, um mecânico completo, que domine e tenha certificação nas áreas de GMP, Célula e Aviônicos, torna-se uma peça chave em uma companhia aérea e por isso recebe todo suporte e boas condições de trabalho.

Assim, é comum que alguns mecânicos precisem fazer cursos, viagens e prestar variados tipos de suporte para sua empresa. Neste caso, profissionais de outros lugares podem ser selecionados para prestar o reforço técnico.

Por exemplo, um mecânico de aeronaves do Rio Grande do Sul, pode ser convocado para prestar reforço técnico no hangar da companhia aérea lá no Rio Grande do Norte. Isso evita que a companhia aérea tenha que fazer um processo seletivo completo ou ir no mercado tentar buscar um profissional experiente.

A cia aérea usa o profissional qualificado e confiável de outra unidade, que pode prestar o reforço técnico necessário e, de quebra, o próprio profissional aumenta sua experiência e sua rede de contatos, podendo, inclusive, crescer dentro da própria empresa.

você sabe o que e uma situação de reforço técnico na carreira do mecânico de aeronaves
Fonte da Imagem: Google

Quais as vantagens de servir como reforço técnico em uma cia aérea?

Como já citamos brevemente no parágrafo anterior, uma das grandes vantagens de servir como reforço técnico em outras unidades de uma companhia aérea, é a possibilidade de aumentar a rede de contatos, criando um networking com outros profissionais.

Dessa forma, é possível que o mecânico consiga crescer dentro da hierarquia da companhia, podendo conseguir inclusive um novo cargo, encontrando novas oportunidades.

Esse networking pode também fazer o profissional aprender coisas novas. O contato com outras pessoas e outras técnicas de trabalho, novas ferramentas, procedimentos e até mesmo problemas diferentes que podem surgir no dia a dia. Tudo isso ajuda na carreira do mecânico de aeronaves que serve como reforço técnico.

Outra vantagem interessante é que a companhia aérea costuma bancar o custo da viagem, estadia e alimentação do mecânico que se dispõe a prestar esse suporte. Dessa forma, ele não precisa gastar com quase nada.

Além disso, ele tem a oportunidade de nas horas vagas, quando não está prestando o serviço de reforço técnico, conhecer o local que visita, se conectar com novas pessoas e entender melhor a cultura local.

você sabe o que e uma situação de reforço técnico na carreira do mecânico de aeronaves
Mecânico de Aeronaves Ricardo Garcia

Ricardo Garcia é mecânico de manutenção de aeronaves em cia aérea e em seu reforço técnico pôde conhecer a Ciudad Del Est no Paraguai e assistiu uma partida entre o Gênero x Olimpia.

Seja um mecânico de aeronaves

Se você ainda não é mecânico de aeronaves, mas mesmo assim já tem vontade de ingressar na carreira e até fazer parte de um reforço técnico, a hora para começar é agora!

Pare de adiar este sonho e comece agora mesmo seu curso na AeroTD. Você pode, inclusive, iniciar um curso a distância, estudando de qualquer lugar do país. Não perca esta oportunidade de realizar seu sonho e decolar seu futuro!

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta