Quais os pré-requisitos para ser piloto em companhias aéreas?

Se você tem o sonho de trabalhar como piloto em alguma companhia aérea, precisa preencher alguns pré-requisitos para ser contratado. A seguir nós vamos citar alguns deles, para que você possa se preparar para decolar seu futuro!

Acumular horas de voo é um dos pré-requisitos essenciais

Para chegar ao posto de comandante de uma aeronave comercial, um dos principais pré-requisitos é ter acumulado muitas horas de voo.

Como já explicamos em um artigo anterior, o primeiro passo é adquirir a habilitação de piloto privado, ao completar 40 horas de voo. Dessa forma já é possível pilotar aviões privados de pequeno porte, sem remuneração.

A partir de 150 horas de voo já é possível adquirir a carteira de habilitação para Piloto Comercial. Neste caso já é possível ser remunerado ao trabalhar em linhas de táxi aéreo, escolas de aviação, entre outros.

Assim, o profissional pode ir adquirindo experiência para se habilitar a vagas em companhias aéreas, que geralmente contratam aqueles que possuem pelo menos 1500 horas de voo. Porém, existe uma forma das companhias aéreas valorizarem ainda mais o aluno, que é ser formado em um curso superior como o de Ciências Aeronáuticas, pois quando o candidato chega para concorrer a uma vaga ou entrevista de emprego, o número de horas exigido para esse profissional é muito inferior a alguém que faz somente o curso profissionalizante.

É importante também que o piloto esteja sempre se aprimorando, acumulando horas práticas, em simuladores e até fazendo cursos para pilotagem de aviões de linha comercial.

Ao se candidatar para uma vaga em uma cia aérea, aquele que possui experiência no tipo de aeronave usado por aquela companhia, larga na frente. Geralmente é possível obter as chamadas habilitações TIPO, específicas para determinados modelos de aeronaves.

Fale mais de um idioma

Um dos pré-requisitos essenciais para um piloto de linha aérea é saber falar mais de um idioma.

Se você optar por fazer o Curso Superior de Ciências Aeronáuticas da AEROTD já conseguirá obter uma boa bagagem de uma segunda língua através das cadeiras de Inglês Técnico I, II, III e IV, que abordam praticamente tudo que você precisa saber para exercer bem a carreira de piloto.

No entanto, é extremamente importante que você invista em cursos extras, tanto de inglês, como espanhol e também na língua oficial da cia aérea para a qual você deseja uma vaga. Se você sonha em trabalhar na Air France, por exemplo, é recomendável que você saiba falar francês.

Ter uma boa fluência em mais de um idioma é um dos pré-requisitos em qualquer companhia aérea, por isso, investir em cursos para melhorar sua fluência nunca será um desperdício. Quanto mais você for fluente, mais chances você tem de conseguir se tornar um piloto de sucesso.

Faça um curso superior

Mais um dos pré-requisitos importantes, que se torna um diferencial para qualquer piloto, é possuir um curso superior em Ciências Aeronáuticas.

O profissional que apresenta esta graduação consegue obter muito mais conhecimento técnico e pode desenvolver mais sistematicamente suas habilidades e desempenhar melhor sua função. Com o objetivo de transformar seus alunos em profissionais altamente qualificados, capazes de atender a todas as demandas de um mercado cada vez mais exigente, a AERO TD desenvolveu o conceito de PILOTO 360º.

Este piloto extrapola os limites do seu cockpit, conseguindo desenvolver uma visão sistêmica da atividade aérea, entendendo melhor o funcionamento de diversas áreas como: gerenciamento de pessoas e crises, legislação e normas da aviação, deontologia aplicada à atividade do aeronauta, psicologia aplicada, empreendedorismo, gestão ambiental e sustentabilidade, geopolítica, logística aplicada, inovação e tecnologia na aviação, dentre tantos outros campos do conhecimento.

O curso tem uma carga-horária total de 2520 horas de teoria, abrangendo os mais diversos aspectos da formação deste profissional. Terão ainda 200 horas de instrução prática que irão colaborar diretamente para a evolução do piloto, 100 horas de atividades complementares e mais 120 horas de disciplinas optativas.

Além disso, este é um curso que pode ser feito de forma presencial ou EAD, de qualquer lugar do Brasil, permitindo que qualquer pessoa possa começar o seu caminho para realizar o sonho de ser um piloto de aeronaves.

Como você pode notar, hoje é fácil estudar e se tornar um piloto de linha aérea comercial, basta que você tenha este, que é um dos pré-requisitos mais importantes: a força de vontade.

Fonte:

https://economia.ig.com.br/carreiras/conheca-os-requisitos-para-se-tornar-piloto-ou-comissario/n1237787364430.html

https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/5-requisitos-para-ser-um-piloto-de-sucesso/

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta