Tudo que você sempre quis saber sobre se tornar um mecânico de aeronaves

A profissão de mecânico de aeronaves costuma deixar muitas dúvidas em quem está iniciando na aviação. Por não ser tão presente na mídia, muitos ficam em dúvida sobre como funciona o processo de ensino, a rotina deste profissional e até mesmo se há diferenças e semelhanças entre o trabalho de um mecânico de aeronaves e automóveis.

A seguir explicaremos um pouco mais sobre se tornar um mecânico de aeronaves, o que você irá aprender, como funciona a rotina e mais alguns detalhes importantes sobre essa profissão.

Como funciona o curso de mecânico de aeronaves

Os cursos que ajudarão você a se tornar um mecânico de aeronaves são divididos em quatro módulos (períodos) que costumam ter duração de seis meses cada. O primeiro é o módulo básico, que qualifica o aluno sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores.

Depois de concluir o módulo básico, o aluno pode escolher se conclui os próximos módulos. Alguns começam a trabalhar e já se dão por satisfeitos. No entanto, se você quer se tornar um mecânico de aeronaves altamente qualificados, deve optar por concluir os módulos GMP, CEL e AVI, se tornando assim, um profissional habilitado para trabalhar com qualquer tipo de aeronave e ferramentas, o que irá aumentar imensamente suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Após concluir o módulo básico, o segundo é o GMP (Grupo motopropulsor), que habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores. Aqui já é possível fazer a prova da ANAC e tirar seu CCT para trabalhar em setores ligados a esse tipo de habilitação.

O terceiro é o CEL (Célula), que habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem da aeronave).

E o último é o AVI (Aviônicos), que habilita a trabalhar com todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Fonte da Imagem: Google

O curso tem duração total de dois anos e ao seu final, o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, podendo trabalhar em diversas funções e empresas do setor aéreo.

Como seguir carreira como mecânico?

Aquele que consegue vaga como mecânico de aeronaves em companhias aéreas e têm habilitações em GMP, CEL e AVI conta também com um bom salário, estabilidade, projeção de carreira e outros adicionais como auxílio saúde, alimentação, transporte, cursos de aprimoramento, plano de carreira, bonificações e muito mais!

Fonte da Imagem: Google

O piso salarial (salário base e compensação orgânica) de um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função fica em torno de R$ 3.191,17, segundo a última convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários. Mas, como mencionado anteriormente, com todas as bonificações e adicionais esse valor fica ainda maior.

Como ingressar na carreira de mecânico de aeronaves?

Quem escolhe viver a rotina de um mecânico de aeronaves pode encontrar diversas oportunidades, visto que é possível trabalhar em aeroportos, hangares, oficinas especializadas, trabalhar com helicópteros ou aviões de diversos tipos e modelos e até se especializar em determinadas áreas mecânicas.

Se você é um apaixonado por essa área, aproveite, matricule-se agora no curso de Mecânico de Aeronaves da AEROTD, estudando de qualquer lugar do Brasil, sem sair de casa e com a oportunidade de fazer aulas práticas em diversas oficinas espalhadas pelo país.

Não perca essa oportunidade e venha decolar seu futuro!

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=lEkFS3BAcb0&t=28s


Guilherme-Santos

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

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